Porto Alegre segue com imunização contra a Covid-19 em 53 pontos

Porto Alegre segue com imunização contra a Covid-19 em 53 pontos

Sete unidades da Capital atendem população até às 21h

Claudio Isaías

publicidade

Porto Alegre manteve nesta segunda-feira a vacinação dos adolescentes de 12 anos ou mais contra a Covid-19. A aplicação da primeira, da segunda e da dose de reforço dose foi realizada em 35 postos de saúde, além do shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres e 16 farmácias parceiras. A movimentação nas unidades de saúde foi marcada pela tranquilidade. No Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, mais de 30 pessoas aguardavam na fila pela imunização. 

A vacinação da faixa etária dos 12 anos ou mais vem sendo mantida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) há pelo menos duas semanas. No Centro de Saúde Santa Marta, o comerciário Sérgio Antônio Linck, 34 anos, afirmou que estava feliz por ter feito a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Linck prometeu que vai seguir com os cuidados determinados pelas autoridades da saúde, como o uso de máscara e do álcool em gel. Já a aposentada Regina Cezimbra, 74 anos, realizou a aplicação da dose de reforço. Após receber a vacina, ela pediu que a população não esqueça de fazer parte da imunização e que siga com as medidas do protocolo sanitário.

Sete unidades de saúde atenderam o público até às 21h - Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza. A dose de reforço foi aplicada nas pessoas com 60 anos ou mais vacinadas e nos profissionais de saúde com a segunda dose até o dia 18 de abril, além de imunossuprimidos com esquema vacinal completo até o dia 20 de setembro. O intervalo de aplicação das doses da Pfizer é de oito semanas. A imunização pode ser realizada por pessoas vacinadas até o dia 23 de agosto. 

Com relação à segunda dose de AstraZeneca e da Coronavac, foi mantido o intervalo de dez semanas e 28 dias, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até o dia 9 de agosto (AstraZeneca) e o dia 20 de setembro (Coronavac) já pode completar o esquema vacinal. 

No sábado, dia D da Multivacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicou 8.180 doses de vacinas contra a Covid-19 nos 45 locais de imunização. Foram 1.328 vacinas de primeira dose, 4.629 de segunda dose e 2.223 doses de reforço. A região do Centro foi o ponto de maior movimento, com mais de 1.500 vacinas aplicadas no total. Outros três locais que registraram grande número de atendimentos foram as regiões do Partenon/Lomba do Pinheiro, Norte/Eixo Baltazar e Noroeste/Humaitá e Ilhas. No domingo, a vacinação contra o coronavírus foi feita na Unidade Móvel de Saúde, que estava na avenida Francisco Silveira Bittencourt, no bairro Sarandi, com a aplicação da primeira, da segunda e da terceira dose.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895