Porto Alegre supera 50% da população acima de 18 anos vacinada com a 1ª dose contra Covid-19

Porto Alegre supera 50% da população acima de 18 anos vacinada com a 1ª dose contra Covid-19

Com esquema completo, ou seja, com duas doses recebidas, a Capital registra 28,77%

Correio do Povo

Idosos e profissionais da saúde são os destaques dos grupos prioritários que mais se vacinaram

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou, nesta quarta-feira, que a Capital ultrapassou a marca de 50% da população acima de 18 anos que já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Segundo dados do Vacinômetro da Prefeitura, 552.157 primeiras doses foram aplicadas, até a tarde de hoje, o que equivale a 50,03%, de um público estimado em 1.101.717 cidadãos. Com esquema completo, ou seja, com duas doses recebidas, são 317.524 pessoas, ou 28,77%.

Grupos prioritários 

Conforme o Vacinômetro, os grupos etários ou elencados por exposição ao risco ultrapassaram a meta inicial de 90% de vacinação, com exceção das gestantes e puérperas, cuja imunização é recomendada com restrições pelo Ministério da Saúde e das pessoas com menos de 60 anos, cuja vacinação iniciou há poucos dias.

De acordo com a Prefeitura, o destaque dos grupos prioritários é dos idosos a partir dos 60 anos, que têm 112,83% da meta para primeira dose e os profissionais da saúde, com 97,41%. Ambos os grupos se aproximam do índice de 90% também na D2: são 86,27% entre os idosos, e 82,74% entre profissionais de saúde. 

Expectativa

Segundo o prefeito Sebastião Melo, a expectativa agora é vacinar os outros 50% dos porto-alegrenses. "Nossa gratidão a todos os servidores e parceiros envolvidos na vacinação. Estamos trabalhando duramente para retornarmos à normalidade o mais rápido possível", afirmou. “Estamos avançando cada vez mais, num esforço intenso e ininterrupto para proteger os cidadãos de Porto Alegre contra os efeitos da Covid-19", disse o secretário de saúde, Mauro Sparta. 

Conforme o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, o resultado de Porto Alegre é um marco histórico. "Vamos agora em busca da imunidade coletiva da população. Temos como meta vacinar 70% de toda população até o final de setembro de 2021. Essa é, de fato, a única forma de voltarmos a um estado de segurança da nossa sociedade", completou.

Ranking 

De acordo com a Prefeitura, os números positivos de Porto Alegre também são verificados no LocalizaSUS, sistema de informações do Governo Federal. A capital gaúcha lidera o ranking das 27 capitais em relação às segundas doses da vacina, com 20,64% da população imunizada.

São 307.235 pessoas que já completaram o esquema vacinal. O sistema federal indica que Porto Alegre está atrás apenas de Vitória, no Espírito Santo, quando o ranking trata das primeiras doses. São 35,52%, enquanto que a capital capixaba tem registro de 43,19% da população com ao menos uma dose de vacina. 

A diferença entre os dados do vacinômetro e do LocalizaSUS é resultado da forma de registro em ambas as ferramentas. O vacinômetro tem formulários preenchidos diariamente, pelos locais de vacinação. O LocalizaSUS é atualizado pelo sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895