Porto Alegre tem baixa procura por atendimento para Covid-19 nas unidades 24h

Porto Alegre tem baixa procura por atendimento para Covid-19 nas unidades 24h

Na UPA Moacyr Scliar, o cenário era de tranquilidade hoje

Felipe Nabinger

publicidade

O movimento nas unidades 24h para onde são direcionados o atendimento inicial a pessoas com sintomas da Covid-19 foi baixo na manhã deste domingo em Porto Alegre. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, administrada pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), o cenário era de tranquilidade na área de atendimento destinada a pessoas com sintomas de síndrome gripal. O contraste se dava com a área não-Covid, que, superlotada, contava com 40 pacientes aguardando transferência para hospitais, conforme gerência da UPA.

Sem oferta de testagem rápida em unidades de saúde exclusiva para essa finalidade em sábados e domingos desde o último final de semana, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que pessoas com suspeita de Covid-19 procurem a UPA Moacyr Scliar ou um dos pronto-atendimentos – Cruzeiro do Sul, Bom Jesus e Lomba do Pinheiro. 

No PA Lomba do Pinheiro, a situação neste domingo era semelhante à da UPA. “Tivemos uma queda bem brusca de atendimento aqui em fevereiro, não só de pacientes com sintoma de síndrome gripal. Com a reabertura do Hospital da Restinga, o fluxo aqui e no pronto atendimento Bom Jesus está bem menor”, explica a plantonista administrativa Taís Aires.

Ela estima que o local tenha atendido dez pacientes com algum sintoma de Covid-19 no período da manhã. “O paciente é atendido e fazemos o teste caso o médico caso o médico ache pertinente. Em janeiro, atendemos em média 60 a 70 pacientes por dia. Já em fevereiro, atendemos entre 20 e 30 pessoas com sintomas de síndrome gripal”, afirma, constatando a diminuição na procura especificamente ligada à pandemia. 

Em Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, é possível realizar o teste rápido de antígeno nos cinco centros de testagem da cidade, localizados nas unidades de saúde Tristeza, São Carlos, Assis Brasil, Clínica da Família Álvaro Difini e no Campus do Centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ou nas 132 unidades de saúde, além do ônibus itinerante.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895