Porto Alegre tem fila em postos de aplicação para segunda dose da Coronavac

Porto Alegre tem fila em postos de aplicação para segunda dose da Coronavac

Vacinação era voltada para pessoas com 65 anos ou mais, nesta segunda-feira

Gabriel Guedes

Vacinação gerou filas em diversos pontos de Porto Alegre nesta segunda

publicidade

Seguindo o plano de ampliar gradativamente a faixa de imunização para os que não receberam ainda a segunda dose da vacina Coronavac, a Prefeitura de Porto Alegre passou a vacinar, nesta segunda-feira, pessoas com 65 anos ou mais. A vacinação ocorreu em 12 unidades de referência, na tenda inflável junto ao Shopping Bourbon Country, na Zona Norte, e no drive-thru montado no estacionamento da PUCRS. Em praticamente todos estes pontos, houve filas e uma grande espera por pessoas que haviam tomado a primeira dose e precisavam completar o esquema vacinal em atraso.

Na PUCRS, a fila de veículos, por volta das 9h30min, começava na avenida Bento Gonçalves quase no cruzamento com a Cristiano Fischer, passava pela Salvador França e terminava na avenida Ipiranga, onde fica a entrada para o edifício-garagem da universidade.

"Eu vim cedo, mas depois que a fila andou, foi rápido. Cheguei às 5h e comecei a andar pelas 9h10min", conta Diomar Silva da Silva, 65 anos. Quando ele chegou para se vacinar, a fila estava nas imediações da entrada do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar, na Bento.

Veja Também

Nas unidades de saúde, o horário de atendimento começou às 8h, e na tenda e drive-thru, às 9h. Na Unidade de Saúde Camaquã, na Zona Sul, a fila dobrava a esquina das ruas Dr. João Pitta Pinheiro Filho e Landel de Moura. Mas apesar das centenas de pessoas, quem foi colocar em dia a segunda dose da Coronavac, até achou pouco a espera de cerca de duas horas. "Foi rapidinho e bem menos pior do que no dia da chuvarada, há umas duas semanas, quando tentei e não consegui. Hoje foi um alívio", conta Jussara Cunha, 65 anos, que mora na Cavalhada.

Na tenda do Bourbon Country, outro lugar que admitia acesso de pedestres à vacinação da segunda dose da Coronavac, a fila se estendia da avenida Túlio de Rose pela rua Thadeu Onar. 

Expectativas 

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é continuar ampliando a faixa para aplicação da segunda dose da Coronavac ao longo desta semana, conforme avaliação do ritmo da vacinação.

Entretanto, até o fechamento desta reportagem, a pasta não confirmou se haverá novas aplicações nesta terça-feira. Para receber a segunda dose é necessário levar documento de identidade com CPF e o cartão de vacinação recebido no ato da primeira dose.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895