Porto Alegre tem intensa procura por testes de Covid-19 neste domingo

Porto Alegre tem intensa procura por testes de Covid-19 neste domingo

Secretaria Municipal de Saúde também oferece avaliação de pacientes sintomáticos

Taís Teixeira

Muitas pessoas foram atrás de testes para detecção neste domingo em Porto Alegre

publicidade

O domingo foi de muita procura por testes rápidos de antígeno nas unidades de saúde de Porto Alegre. A presença massiva de pessoas nesses locais aumentou após as festas de fim de ano, datas nas quais muitas pessoas viajaram e acabaram se contaminando. Com base nesse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofereceu avaliação de pacientes sintomáticos de Covid-19 para quem apresentasse os sintomas incluem febre ou calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar e dor no corpo. A pessoa que atender aos critérios passará pela testagem de antígeno.

O paciente deve se preparar para esperar pelo menos três horas até chegar na testagem. A Unidade de Saúde Assis Brasil, no bairro Sarandi, por volta das 10h15min, mais de 70 pessoas aguardavam na fila para fazer o teste, que seguia pela avenida Assis Brasil e dobrava, seguindo pela avenida Francisco Bitencourt. O local abriu às 9h, mas as pessoas chegaram antes para garantir atendimento. 

Foi o caso do casal de autônomos Roberto Silva e Regina Gorga, que chegaram às 7h30min e ainda não estavam tão próximos de entrar na unidade. “Estou espirrando e com dores de cabeça, por isso estou aqui”, relatou Siva, dizendo que tomou as três doses recomendadas, mais a vacina para a gripe. Ele contou que não viajou e não tem ideia de como possa ter contraído, se o teste confirmar positivo. “É da natureza do meu trabalho estar na rua, acredito que tenha sido dessa forma, se o teste indicar que estou com Covid”, esclareceu. 

A esperança é que o diagnóstico seja negativo, como o da esposa, Regina Gorga. “O meu PCR deu negativo e como também sou autônoma, estamos confiantes que ele não esteja infectado”, esclareceu a profissional, que recebeu três doses de vacinas e também a da gripe.

Já no Centro de Saúde Navegantes, bairro Navegantes, a fila não estava na rua, mas no interior do local, havia pessoas divididas em grupos: os que já vinham com requisição para os testes, os que tinham que solicitar os testes e os que aguardavam o resultado. A gerente do Centro, Maira Basquerote, disse que o movimento está muito grande desde o começo da semana. “No sábado, fizemos 110 testes rápidos de antígeno”, comentou. Até as 11h deste domingo, 67 testes já tinham sido feitos.

Para dar conta desse volume de pessoas, a vacinação contra Covid-19 não ocorreu neste final de semana e retornará na segunda-feira, dia 10 de janeiro. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895