Porto Alegre terá sete pontos para vacinação infantil contra Covid-19 no dia 19 de janeiro

Porto Alegre terá sete pontos para vacinação infantil contra Covid-19 no dia 19 de janeiro

Primeiro grupo a ser vacinado será de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades

Correio do Povo

De acordo com a SMS, o esquema vacinal será composto por duas doses da vacina Pfizer

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou, nesta quinta-feira, que a vacinação infantil contra a Covid-19 estará disponível na Capital em sete unidades de saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a imunização para crianças de 5 a 11 anos começa no dia 19 de janeiro e ocorrerá das 8h às 17h. 

De acordo com a SMS, o esquema vacinal será composto por duas doses da vacina Pfizer destinada ao grupo infantil, com intervalo de oito semanas (56 dias) entre as doses. Em Porto Alegre, o público-alvo de crianças entre 5 e 11 anos - com e sem comorbidades - é de aproximadamente 120 mil pessoas.

Ordem de vacinação

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, o primeiro público contemplado com a vacina pediátrica da Pfizer serão crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades (como diabetes, hipertensão, asma ou meninos e meninas imunossuprimidos) ou com deficiência permanente. 

No segundo grupo, estão crianças indígenas e quilombolas; no terceiro, crianças que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19; e no quarto e último grupo, crianças sem comorbidades por ordem decrescente de faixa etária. A documentação necessária para a comprovação deverá ser divulgada na próxima segunda-feira, dia 17.

Autorização 

Conforme a pasta, não será necessária prescrição médica. Os pais ou responsáveis devem acompanhar a administração. Caso ausentes, será necessário apresentar autorização por escrito. Também será preciso apresentar documento de identidade da criança e do familiar ou responsável. 

Chegada das vacinas 

A Secretaria informou que o primeiro lote de vacinas pediátricas contra Covid-19 deve chegar nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul. Já o processo de separação e distribuição para regiões e municípios ocorrerá entre sábado e terça-feira. O lote com 1,2 milhão de doses da Pfizer chegou ao Brasil na madrugada de hoje. 

Confira os locais de vacinação:

  • Unidade de Saúde Chácara da Fumaça: Av. Estr. Martim Félix Berta, 2432 - Mário Quintana
  • Centro de Saúde IAPI - R. Três de Abril, 90 - Passo d'Areia
  • Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes - Av. João Antônio Silveira, 3300 - Restinga
  • Unidade de Saúde Moab Caldas: Av. Moab Caldas, 400 - Santa Tereza
  • Unidade de Saúde Nova Brasília: Rua Vieira da Silva, 1016 - Sarandi
  • Unidade de Saúde Santa Marta : R. Cap. Montanha, 27 - 1° andar - Centro Histórico
  • Unidade de Saúde Santo Alfredo: R. Santo Alfredo, 37 - São José

Veja Também


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895