Porto Alegre transfere desfile das escolas de samba no Carnaval para maio
Reunião na noite desta quinta-feira definiu decisão do Executivo municipal
publicidade
O desfile das escolas de samba no Carnaval de Porto Alegre foi transferido para maio, após reunião do prefeito Sebastião Melo, com secretários e entidades carnavalescas na noite desta quinta-feira. Anteriormente, os festejos estavam previstos para 18 e 20 de março. Agora, as datas são 6, 7 e 8 de maio.
A decisão leva em consideração o cenário da pandemia. "Diálogo e construção são marcas do nosso governo e a decisão tomada, hoje, é fruto desse processo. Quero cumprimentar as entidades carnavalescas pela compreensão e apoio na transferência da realização dos desfiles. Agora, vamos formar uma governança para realizarmos um maravilhoso carnaval nessas datas”, pontuou Melo.
Ainda no encontro, os presentes trataram sobre outros temas relativos ao evento. A Prefeitura de Porto Alegre está construindo um Termo de Permissão de Uso (TPU) com a União das Escolas de Samba de Porto Alegre (Uespa) e União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre (UECGAPA) para que as ligas possam fazer a gestão do Porto Seco e buscar parcerias para a realização do carnaval.
De acordo com o Executivo, outra medida adotada pela gestão para viabilizar os desfiles foi o lançamento de edital, em dezembro, que irá viabilizar a produção do espetáculo. O edital de fomento prevê o investimento de R$ 1,5 milhão a ser distribuído entre as 17 escolas. O recurso é do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte).