Porto Alegre vacina pessoas de 33 anos ou mais contra a Covid-19 na terça-feira

Porto Alegre vacina pessoas de 33 anos ou mais contra a Covid-19 na terça-feira

Movimentação foi intensa nesta segunda-feira para vacinação de pessoas com 34 anos ou mais

Cláudio Isaías

Movimentação foi intensa nesta segunda-feira para vacinação de pessoas com 34 anos ou mais

publicidade

Homens e mulheres com 33 ou mais serão contemplados a partir de terça-feira com a vacinação contra a Covid 19. A aplicação das doses será feita das 8h às 17h nos postos de saúde. Nesta segunda-feira, pela manhã, a movimentação foi intensa nas 12 unidades de saúde e no drive-thru do Bourbon Wallig, na zona Norte de Porto Alegre, para a imunização das pessoas de 34 anos ou mais.

No local, mais de 50 carros aguardavam o momento de entrar no estacionamento. Em função da grande circulação no local, os agentes da EPTC tiveram que orientar o trânsito na região. No auditório do colégio estadual Júlio de Castilhos, (referência para vacinação do Centro de Saúde Modelo), a fila tinha mais de 70 pessoas que aguardavam a aplicação da primeira dose.

Muita gente chegou antes das 8h - horário de abertura dos postos de saúde. A técnica em informática Eunice Sampaio, 34 anos, comemorou o fato de receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus. "Estou muito feliz e ao mesmo tempo aliviada", revelou.

Já o publicitário Érico Ferreira, 34 anos, disse que estava contando os dias para realizar a imunização. "Com a aplicação da vacina, a minha esperança é que tudo volte ao normal o mais rápido possível", acrescentou.

No Centro de Saúde Santa Marta, a fila tinha cerca de 40 pessoas que chegaram por volta das 7h ao local. A movimentação também estava intensa na unidade de saúde Santa Cecília, na rua São Manoel, no bairro Santana. A fila de pessoas chegava quase na esquina na da avenida Protásio Alves.

Além de ampliar a imunização para a faixa para 34 anos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou também a vacinação para os públicos já contemplados anteriormente na campanha como os profissionais de saúde e de apoio à saúde, pessoas com deficiência a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior e gestantes e puérperas.

Nesta segunda-feira, as pessoas com 34 anos ou mais também puderam agendar a aplicação da primeira dose pelo aplicativo 156+POA. Havia agendas disponíveis para a segunda-feira nas unidades de saúde Morro Santana, Tristeza e São Carlos. O serviço foi oferecido das 18h às 21h.

A aplicação da segunda dose da vacina Coronavac estava disponível para todas as pessoas que estavam com o esquema de vacinas em atraso nas 12 unidades de saúde. Já a aplicação da segunda dose de AstraZeneca pode ser feita em 32 unidades de saúde em 18 farmácias parceiras da prefeitura.

A aplicação da segunda dose da Pfizer somente foi disponibilizada para pessoas que receberam a primeira dose até o dia 14 de junho e que tenham feito agendamento prévio pelo aplicativo 156+POA. A vacina da Pfizer (segunda dose) foi feita em duas unidades de saúde: Diretor Pestana e Primeiro de Maio.

Seguindo determinação da Comissão Intergestores Bipartite/RS (CIB), a SMS passou a adotar o intervalo de 10 semanas entre a primeira e segunda dose da Pfizer. Assim, quem recebeu a primeira dose a partir do dia 15 de junho deverá aguardar o novo prazo para receber o imunizante.

A secretaria da Saúde informa que também é possível agendar a aplicação da segunda dose da AstraZeneca pelo aplicativo 156+POA. O serviço é oferecido das 10h às 19h nas unidades de saúde Vila Jardim, Nossa Senhora de Belém, Belém Novo e Rubem Berta, para todas as pessoas vacinadas com Oxford/AstraZeneca há dez semanas.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho em Porto Alegre. Já o grupo das comorbidades e deficiência, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down). As gestantes podem apresentar a carteira do pré-natal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895