Postos de saúde de Porto Alegre têm movimento tranquilo nesta sexta-feira

Postos de saúde de Porto Alegre têm movimento tranquilo nesta sexta-feira

Idosos com idade a partir de 85 anos foram imunizados contra a Covid-19

Cláudio Isaías

Idosos com idade a partir de 85 anos foram imunizados contra a Covid-19

publicidade

O movimento de vacinação contra a Covid-19 nos dez postos de saúde de Porto Alegre foi mais tranquilo na manhã desta sexta-feira. Foram imunizados os idosos com 85 anos ou mais. No Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, o Exército colocou uma tenda que possibilitou mais conforto aos idosos que foram realizar a imunização. Todos puderam sentar nos bancos e cadeiras disponibilizados pela administração da unidade de saúde enquanto aguardavam pela vacinação.

Moradora do bairro Azenha, Eva Cristina Pereira, 86 anos, chegou cedo ao posto de saúde e afirmou que estava ansiosa para realizar a vacina. "Estou torcendo para que todos os brasileiros possam ser imunizados o mais rápido possível", ressaltou. Laura Oliveira Moraes, 85 anos,  pediu que a população siga se cuidando enquanto todos não forem vacinados. "Graças a Deus que a vacina chegou", comentou.

Na unidade básica Santa Cecília, na rua São Manoel, o movimento de idosos ocorreu nas primeiras horas da manhã de sexta-feira com a presença de aproximadamente 40 pessoas na fila. Os servidores da instituição de saúde passaram orientações de como seria feita a imunização para os idosos e familiares. Na unidade São Carlos, no bairro Agronomia, em função do movimento fraco os idosos nem precisaram descer dos carros. Eles foram atendidos pelos profissionais de saúde dentro dos veículos - o local não tem drive-thru. 

A diretora de Atenção Primária da Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Luciane Beiró, informou que os idosos não precisam chegar cedo porque há vacinas para todos. A secretaria informa que para receber a vacina é preciso que o idoso tenha um documento de identificação e comprovação de residência, pois somente moradores da Capital podem ser beneficiados.

O atendimento aos idosos será realizado na próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro, das 8h às 17h, nos dez postos de saúde credenciados. As unidades de saúde Camaquã, São Carlos, IAPI, Morro Santana, Clínica da Família Álvaro Difini, Moab Caldas, Assis Brasil, Santa Marta, Centro de Saúde Modelo e Santa Cecília.

O Rio Grande do Sul já recebeu quatro remessas de vacinas. O primeiro lote, com 341,8 mil vacinas Coronavac, chegou no dia 18 de janeiro. Outras 116 mil vacinas da Oxford/AstraZeneca foram recebidas em 24 de janeiro, e a terceira remessa, 224,2 mil doses da Coronavac, no dia 1º de fevereiro. No dia 7 de fevereiro chegaram ao Estado mais 193,2 mil doses da Coronavac.

A Secretaria Estadual da Saúde explica que o esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19. A segunda dose da vacina da Coronavac deve ser aplicada de duas a quatro semanas depois da primeira. Para o caso do imunizante da Oxford/AstraZeneca, a prescrição é de 12 semanas de intervalo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895