Postos de vacinação voltam a apresentar movimento intenso em Porto Alegre

Postos de vacinação voltam a apresentar movimento intenso em Porto Alegre

Prefeitura manteve a imunização do público de 31 anos contra a Covid-19

Cláudio Isaías

Postos de vacinação voltam a apresentar movimento intenso em Porto Alegre

publicidade

Com a manutenção do público de 31 anos ou mais (homens e mulheres) aptos a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, os postos de saúde voltaram a apresentar um movimento intenso na manhã desta segunda-feira. Nas unidades de saúde Camaquã e Santa Cecília e no auditório do colégio Júlio de Castilhos (referência para a imunização do Centro de Saúde Modelo) foram registradas filas. 

Veja Também

Na unidade de saúde Camaquã, nem a chuva, que por vezes ficou forte, assustou o público que chegou por volta das 7h para receber a aplicação da primeira dose do imunizante da AstraZeneca. A auxiliar administrativa Helen Patrícia Fernandes, 31 anos, disse que estava muito feliz por ter realizado a imunização. Já o comerciário Matheus Trindade, 31 anos, agradeceu a a Deus por ter realizado a vacina. O auditório do Julinho e unidade Santa Cecília também tiveram uma grande movimentação desde cedo. A aplicação dos imunizantes estava disponível em 12 unidades de saúde. 

Além das pessoas com 31 anos ou mais, a imunização continuou para os públicos já contemplados anteriormente na campanha - profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas. A Secretaria Municipal de Saúde também retoma a vacinação para adolescentes com comorbidades, gestantes e puérperas. 

A prefeitura disponibilizou a partir desta segunda-feira, a aplicação da segunda dose da Coronavac mediante agendamento prévio pelo aplicativo 156+POA. Quatro unidades de saúde irão oferecer o serviço: Bananeiras, Cristal, Chácara da Fumaça e São Cristóvão. As agendas já estão disponíveis para aplicação das 15h às 18h (exceto a Unidade Bananeiras, que funcionará das 9h às 12h) para todos os vacinados com a primeira dose há 28 dias ou mais. 

O número de unidades que oferecem aplicação da segunda dose da AstraZeneca por agendamento pelo app também foi ampliado. A vacinação está disponível para todas as pessoas vacinadas com o imunizante há dez semanas, em cinco unidades de saúde: Belém Novo, Diretor Pestana, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim. O atendimento ocorre até  sexta-feira, das 10h às 19h. De acordo com a diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer, o objetivo é facilitar o acesso da população à vacina. “O agendamento garante mais conforto e agilidade na vacinação”, destacou.

A prefeitura também disponibiliza o agendamento da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 31 anos ou mais, até sexta-feira, em período noturno (das 18h às 21h), em três unidades de saúde: São Carlos, Morro Santana e Tristeza. Já a retomada da aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer vai depender da chegada de nova remessa de imunizantes. Para agendar, basta fazer o download do aplicativo 156+POA, verificar os locais e escolher os horários disponíveis. O serviço está disponível para celulares das plataformas Android e IOS.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895