Praia do Parque da Guarita, em Torres, ganha obra de artista local

Praia do Parque da Guarita, em Torres, ganha obra de artista local

Arte feita com pedras basálticas retratou mãe e filhote de baleia-franca

Luciamem Winck

Praia do Parque da Guarita, em Torres, ganha obra de artista local

publicidade

A praia do Parque da Guarita, em Torres, foi presenteada na manhã deste domingo por uma belíssima obra do artista local Paulo França. Utilizando as pedras basálticas típicas que se espalham nas areias da orla, o artista retratou um par de mãe e filhote de baleia-franca, acompanhada da mensagem “Preserve Torres”.

Segundo o artista, a ideia da obra foi chamar a atenção para as belezas naturais de Torres e os riscos ambientais que a instalação de um porto marítimo poderia trazer para a região. Conforme o professor Paulo Ott, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), a baleia-franca é uma espécie ameaçada de extinção que utiliza a região de Torres como uma importante área de nascimento e amamentação de filhotes.

Entre julho e agosto, mais de 20 grupos de baleias-francas foram avistadas na região, conforme dados do Projeto Farol das Baleias desenvolvido pelo Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars). “A região tem um paisagem e uma biodiversidade singulares e a obra do artista Paulo França resgata, com as próprias pedras trabalhadas pelo tempo, essa importante conexão entre o homem e a natureza que, volta e meia, parece que teimamos em esquecer”, complementa Ott.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895