Prefeitura anuncia empresa que irá plantar quase cinco mil mudas de árvores em Porto Alegre
capa

Prefeitura anuncia empresa que irá plantar quase cinco mil mudas de árvores em Porto Alegre

Calendário de plantio tem início em 2020 e começará pela zona Norte da Capital

Por
Lucas Rivas / Rádio Guaíba

Serviços incluem implantação de mudas, qualificação paisagística, poda e adubação, por exemplo

publicidade

A empresa Engemaia Cia Ltda foi confirmada, nesta terça-feira, com a vencedora da licitação para implantar de forma planejada 2,7 mil mudas arbóreas em calçadas e canteiros centrais e mais 2 mil mudas de árvores em áreas de preservação permanente em Porto Alegre.

Ao todo, quatro candidatos apresentaram propostas. A primeira colocada foi desclassificada por não apresentar a documentação no prazo exigido e a Engemaia, segunda colocada, foi habilitada. O valor da ata de registro de preço, que é o limite que pode ser utilizado nos próximos 12 meses, é de R$ 2,1 milhões. Com isso, a Superintendência de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) obteve uma economia de quase 6%, considerando o valor de referência do Pregão Eletrônico.

Conforme o secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, os plantios devem começar no início do ano que vem. Os serviços incluem a implantação de mudas, qualificação paisagística, poda e adubação, por exemplo.

Como ocorrerão os plantios:

Os plantios previstos serão realizados em todo município, mas seguirão a seguinte ordem de priorização:

Zona Norte: por apresentar logradouros públicos com os menores índices de cobertura de copa.
Canteiros centrais de avenidas que foram reestruturadas recentemente e que não receberam intervenção paisagística.
Vias estruturantes da cidade.

Outras informações sobre o edital:

O edital de plantio tem como objetivo contribuir com a ampliação da cobertura vegetal do município e produzir uma arborização harmônica com os demais elementos urbanos, gerando o máximo retorno ambiental, paisagístico, sociocultural e de qualificação do espaço urbano.

Serão implantadas até cinco vagas sustentáveis, iniciativa que prevê a transformação de estacionamentos de veículos em local de convívio urbano e área de contribuição ao meio ambiente na extensão da calçada.

Também integram o escopo dos serviços que serão executados: limpeza de terrenos onde ocorrerão os plantios; remoção de arbustos, mudas mortas, inadequadas ou mal conduzidas; abertura de canteiros e de covas, escavação de solo e demolição de pavimento ou concreto de forma técnica adequada; remoção de entulhos; aterro das covas e modelagem do terreno; sinalização; entre outros.