Prefeitura consulta moradores sobre mudanças de mobilidade na João Alfredo
capa

Prefeitura consulta moradores sobre mudanças de mobilidade na João Alfredo

Projeto prevê estreitamento da via e sinalização horizontal para incentiva convívio

Por
Rádio Guaíba

Rua da Cidade Baixa pode ter grande transformação

publicidade

Uma porção de medidas a serem colocadas em prática na Cidade Baixa estarão em consulta aos moradores, neste sábado, em Porto Alegre. O conceito de Ruas Completas no bairro é parte do projeto chamado de Pátio Cultural. Entre as ações, a implantação de sinalização horizontal na rua João Alfredo com a Lopo Gonçalves, com a intenção de incentivar a mobilidade ativa. A largura do trecho também deve ser estreitada para obrigar os motoristas a diminuírem a velocidade.

Uma rótula já foi pintada sobre a via, que deve receber ainda refúgios protegidos para pedestres, faixas de travessia e áreas de convivência com bancos e vegetação. De acordo com a prefeitura, o plano é promover o convívio diurno pela população local e também diminuir ocorrências policiais registradas na rua durante a noite.

O evento de consulta ocorre das 12h às 14h, na rua João Alfredo, esquina com a Lopo Gonçalves. No mesmo dia, ocorrem atividades como escola de bicicleta, aula de yoga gratuita, contação de histórias e a pintura da “Flor da Vida”, pelo artista plástico Lucas Anão, na rótula da rua João Alfredo com rua da República.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).