Prefeitura de Porto Alegre trabalha na contenção de gasolina após vazamento

Prefeitura de Porto Alegre trabalha na contenção de gasolina após vazamento

Ação causa bloqueio na avenida Erico Verissimo, entre a Ipiranga e a Azenha

Correio do Povo

Técnicos da Fepam trabalham em local de vazamento de gasolina, em Porto Alegre

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou nota oficial na tarde desta terça-feira sobre o vazamento de gasolina de um posto de combustível na avenida Ipiranga, no bairro Azenha. A rede de esgoto pluvial na área foi atingida. “No final desta manhã, os setores operacionais, ambiental e de segurança do trabalho do Dmae iniciaram a mobilização para contenção da situação dentro das redes. A primeira medida do departamento foi acionar a emergência ambiental da Fepam, bem como isolar e desligar o bombeamento da Estação na tentativa de minimizar a contaminação dos cursos de água”, informou. 

O  vazamento inundou "as redes de drenagem do entorno e chegou à Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) de número 14, localizada em frente ao posto.A extensão dos danos está sendo avaliada em conjunto com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente", observa a nota.

“O Dmae está realizando coletas no arroio Dilúvio para monitorar possíveis pontos de contaminação. No entanto, até o momento, a captação de água bruta não registrou alterações na qualidade da água para abastecimento. Além disso, será mantida uma rotina de coleta e de monitoramento da foz do Dilúvio nos próximos dias para acompanhar possível contaminação do manancial”, esclareceu.

A nota oficial confirma que a empresa de emergência contratada pelo posto já iniciou a retirada do combustível. “Devido ao risco de explosão, os técnicos da Fepam seguem no local acompanhando os trabalhos e realizando medições constantes dos níveis de explosividade. Corpo de Bombeiros, Sulgás, Defesa Civil e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também foram acionados e estão auxiliando no monitoramento da situação”, ressaltou.

Em razão do vazamento, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) sinalizou o bloqueio, que se estende da avenida Erico Verissimo até Azenha, no sentido centro ao bairro. O desvio é realizado pela avenida Ipiranga, esquerda na avenida Erico Verissimo, direita na rua Alcides de Oliveira Gomes seguindo até a rua Doutor Sebastião Leão, direita na avenida da Azenha e esquerda na avenida Ipiranga. Agentes da EPTC monitoram o trânsito na região para orientar os motoristas e reduzir impactos na mobilidade.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895