Prefeitura de Porto Alegre valida laudo sobre condições do Terminal Triângulo

Prefeitura de Porto Alegre valida laudo sobre condições do Terminal Triângulo

Próxima etapa é a validação do escopo apresentado por engenheiros contratados pelo Grupo Zaffari para recuperação do local

Correio do Povo

Sem teto, Terminal Triângulo ainda enfrenta problemas com elevadores

publicidade

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre (Smim) informa que validou na quinta-feira o laudo técnico referente às condições da estrutura de cobertura do Terminal Triângulo. No local, onde circulam milhares de pessoas diariamente, os elevadores já estão funcionando, mas parte do teto está sem cobertura há mais de quatro anos. O levantamento traz um mapeamento das patologias apresentadas pela estrutura e foi realizado entre os dias 19 e 25 de janeiro por engenheiros de empresa especializada e contratada pelo Grupo Zaffari, que vai recuperar o local.

O documento descreve que a estrutura metálica apresenta corrosão superficial ou pontual em todos os elementos. Por conta disso, há aponta a necessidade de restauração, reforço ou substituição de alguns materiais, dependendo de cada situação. Outra recomendação dos enegenheiros é a substituição das telhas metálicas e da cobertura de policarbonato. Sobre os corredores laterais, o laudo informa que apresentam telhas em boas condições e estrutura de modo geral em bom estado, mas que precisarão receber remoção de ferrugem e nova pintura.

A recuperação do local será possível a partir de um Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) assinado entre a prefeitura e o Grupo Zaffari no último dia 15 de janeiro. Trata-se e uma contrapartida negociada pela prefeitura com a empresa, que vai instalar um novo empreendimento na zona Norte da cidade. Com a validação do material técnico, a próxima etapa é a validação do escopo apresentado pela empresa para a elaboração do projeto executivo, cujo prazo para execução é de 25 dias úteis. Após a conclusão do projeto, será possível estimar o valor e a previsão de início das obras.

Cerca de 45 mil pessoas circulam diariamente pelo local. A estação é o segundo maior terminal de ônibus de Porto Alegre, ficando atrás apenas do Rui Barbosa, no Centro Histórico. O Triângulo recebe uma média de 950 ônibus diários, sendo 41 linhas urbanas e 200 interurbanas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895