Prefeitura disponibiliza Tesourinha para abrigar pessoas em situação de rua em Porto Alegre

Prefeitura disponibiliza Tesourinha para abrigar pessoas em situação de rua em Porto Alegre

Reunião da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) determinou ações diante da previsão do tempo

Correio do Povo

publicidade

Os serviços da prefeitura estão mobilizados e com equipes reforçadas para atender a população e possíveis ocorrências diante da previsão de frio intenso, ventos e chuvas fortes. O prefeito Sebastião Melo coordena a reunião da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), na manhã de hoje, no Centro Integrado do Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic). “Prevenção é o melhor caminho e estamos organizados para dividir responsabilidades para que a cidade possa responder de forma rápida em caso de ocorrências”, afirma Melo. "Determinei que o time prepare o Tesourinha como base de acolhimento para a população em situação de rua, além dos espaços de Assistência Social disponíveis", frisou.

Com base nos prognósticos do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Sala de Situação do Estado (Sema/RS), a Defesa Civil emitiu um alerta na tarde desta segunda-feira. O evento poderá se estender até a noite desta quarta-feira. As secretarias e órgãos de serviços públicos estão de prontidão. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu) estão com as equipes em alerta para possíveis ocorrências, como podas de árvores, à noite e de madrugada. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) também está com seus servidores à disposição, assim como a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que reforçou seus efetivos.

A área de assistência social – Secretaria Municipal de Assistência Social (SMDS) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) está de plantão para eventuais acidentes e atendimento à população de rua. As ações da Operação Inverno - que começam oficialmente no dia 4 de junho – foram antecipadas. A partir da noite de ontem, equipes saíram às ruas com horário estendido até as 22h fazendo abordagem e encaminhamento de pessoas em situação de rua para albergues, abrigos e pousadas. Os serviços municipais podem ser acionados pelo telefone 156 e pelo WhatsApp (51) 3433.0156. Em caso de dúvidas e emergências,as pessoas devem acionar a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Com o aumento do frio causado pela chegada dos ventos do ciclone Yakecan, a prefeitura de Porto Alegre antecipou a Operação Inverno. Coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), começaria oficialmente no dia 4 de junho. No entanto, desde a noite de ontem, equipes vão percorrer ruas até as 22h, realizando abordagens para encaminhar pessoas em situação de rua para albergues, abrigos e pousadas da cidade. 

Devido à cobertura vacinal, a capacidade de acolhimento na rede do município foi ampliada em 60%. Isso foi possível pela flexibilização dos protocolos, com o retorno do distanciamento normal entre as camas nos albergues e abrigos. “As equipes vão intensificar o trabalho de convencimento para que as pessoas em situação de rua aceitem algum tipo de acolhimento”, explica o secretário da SMDS, Léo Voigt. São 12 equipes de abordagem social nesta busca ativa. Caso necessário, a prefeitura serão disponibilizadas mais 140 vagas em pousadas e apoio de entidades religiosas.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895