Prefeitura fecha comportas do Cais Mauá

Prefeitura fecha comportas do Cais Mauá

Medida preventiva ocorre após nível do Guaíba subir 12 centímetros desde quinta-feira

Correio do Povo

Nível do Guaíba esteve alto nesta sexta-feira

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre fechou na noite desta sexta-feira três comportas do Cais Mauá. A medida ocorre de forma preventiva após o nível do Guaíba subir 12 centímetros de ontem para hoje e chegar a 2,85m no começo da tarde.

O diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Tarso Boelter, ressaltou que o órgão está incorporando à rotina de monitoramento do Guaíba a abertura e fechamento das comportas. O objetivo da ação desta sexta é antecipar o procedimento evitando ter de realizar durante a madrugada em caso de elevação da água. Na manhã de sábado, o DEP vai reavaliar o nível do Guaíba e poderá reabrir algumas ou todas as comportas. As três comportas que fechadas nesta sexta-feira são as da Cairú, São Pedro e a principal da Mauá.

Prefeitura quer modernizar casas de bombas

De acordo com Boelter, o projeto para a reforma das casas de bombas da Mauá está em fase final. A previsão seria de um investimento de R$ 86 milhões para a transformação de sete casas de bombas em referência. Ao todo, são 19 casas de bombas em Porto Alegre. A ideia é rebaixar, ampliar a capacidade, colocar geradores e modernizar a parte elétrica. O prazo de execução da obra é de 36 meses.

Na última segunda-feira, a prefeitura fechou pela primeira vez desde que o sistema de proteção contra enchentes em Porto Alegre foi construído todas as comportas em razão da elevação do rio Guaíba. A reabertura ocorreu no dia seguinte.

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895