Prefeitura lança programa para ampliar atendimento a moradores de rua

Prefeitura lança programa para ampliar atendimento a moradores de rua

Rede atual irá passar de 1.103 para 1.403 vagas e restaurante popular será reaberto

Jéssica Mello

Rede atual irá passar de 1.103 para 1.403 vagas

publicidade

A promessa de um aumento no atendimento da população de rua de Porto Alegre foi anunciada na manhã desta quarta-feira com o lançamento do programa Atenção Pop Rua. No último censo, de 2011, a Capital tinha 1.347 adultos em situação de rua. O novo projeto prevê a expansão das equipes de atendimento e do número de vagas em abrigos, além de alimentação e moradia. A apresentação ocorreu no Paço Municipal com a presença do prefeito José Fortunati, do vice Sebastião Melo e dos secretários das áreas de Saúde, Direitos Humanos e Habitação, além da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

A rede atual de atendimento, conta com 1.103 vagas e deve ter 1.403 com o programa. As áreas em repúblicas serão multiplicadas, passando de 24 para 48 vagas, além de 50 cotas mensais de aluguel social. “Temos uma rede esgotada. Essas ações apresentadas são continuidade do que já existe”, ressaltou o presidente da Fasc, Marcelo Soares.  Na ocasião, foi anunciada a reabertura do Restaurante Popular da Capital, na rua Santo Antônio, no próximo mês, com capacidade para 600 refeições diárias.

Soares afirmou que é preciso mudar as estruturas de acordo com as necessidades da sociedade, como a construção de canil nos albergues. “Muitos gostariam que a Prefeitura usasse o poder de polícia, o que não temos e nem gostaríamos para eliminar o problema”, disse Fortunati. “Nosso papel é aperfeiçoar as políticas públicas para dar atenção humana e adequada a essas pessoas”, complementou.

A equipe de abordagem terá um incremento de 600%, contando com 53 profissionais a partir de outubro. Um outro grupo de 24 pessoas será contratado a partir de novembro para o tratamento de saúde dos moradores de rua. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895