Prefeitura oficializa parceria com BNDES para retirar carroças das ruas de Porto Alegre

Prefeitura oficializa parceria com BNDES para retirar carroças das ruas de Porto Alegre

Projeto receberá aporte de R$ 18 milhões e auxiliará cerca de 5,4 mil pessoas

Marcos Koboldt / Rádio Guaíba

publicidade

O Programa de Inclusão Produtiva de Condutores de Veículos de Tração Animal e Humana, conhecidos popularmente como carroças e carrinhos, da Prefeitura de Porto Alegre, receberá o aporte de R$ 18 milhões nos próximos quatro anos, sendo metade do valor proveniente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O restante será fornecido pelo Executivo municipal. A estimativa é que de que cerca de 5,4 mil pessoas sejam beneficiadas com o programa.

Entre os principais pontos do projeto estão a criação de políticas que facilitem as cooperativas comercializar os materiais reciclados, obtendo melhores preços e acesso direto ao setor industrial. "A ação pretende combater um dos últimos redutos da miserabilidade na cidade, ligada ao setor de reciclagem de resíduos sólidos", afirmou o secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto.

O programa já está em andamento desde 2010, quando foi regulamentado. No momento, está sendo realizado o cadastramento de trabalhadores e famílias contempladas pela ação. Também já tiveram início as ações de qualificação profissional, traduzidas principalmente pela oferta de cursos. Em março de 2010 foi regulamentada a lei que determinada a retirada gradativa das carroças das ruas da Capital até 2016.


Bookmark and Share

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895