Prefeitura retira 12 árvores da rua Comendador Caminha até a avenida Mostardeiro
capa

Prefeitura retira 12 árvores da rua Comendador Caminha até a avenida Mostardeiro

Ação faz parte das obras de qualificação do sistema de drenagem do entorno do Parcão

Por
Cláudio Isaías

Prefeitura realizará plantios compensatórios

publicidade

Os trabalhos de retirada de 12 árvores da rua Comendador Caminha até a avenida Mostardeiro, no bairro Moinhos de Vento, deverão estar concluídos nesta sexta-feira. A ação faz parte das obras de qualificação do sistema de drenagem no entorno do Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, que estão em fase final.

Nesta quinta os técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) colocaram mensagens nos bancos do Parcão com informações aos frequentadores sobre a execução das obras. O cartaz informava sobre a atividade na rua Comendador Caminha até a avenida Mostardeiro e avisava que as árvores retiradas serão compensadas pela prefeitura. Foram jacarandás, ipês e extremosa e feita a remoção das raízes.



Após a conclusão dos trabalhos, serão realizados plantios compensatórios em acordo com a nova rede de drenagem da área de lazer. Os trabalhos no parque Moinhos de Vento foram divididos em duas etapas. Na avenida 24 de Outubro e rua Comendador Caminha, foram feitas escavações e a remoção dos resíduos; o assentamento de aproximadamente 112 metros de tubos de concreto e a execução de radier (lajes de concreto armado) e o envelope da rede executada para proteção em relação as raízes das árvores.

Além disso, foram construídos quatro poços-de-visita, um reaterro com saibro e a construção de três bocas de lobo. Já nos trabalhos na rua Mostardeiro na esquina com a avenida Goethe, haverá a escavação e remoção dos resíduos; o assentamento de aproximadamente 90 metros de tubos de concreto e a execução de três poços-de-visita, reaterro com saibro, a construção de dez bocas de lobo e a repavimentação do local com basalto regular.

A obra é resultado de uma parceria entre a Smams e a Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) com as empresas adotantes do parque - Melnick Even, Dimed/Panvel, Grupo Zaffari e Hospital Moinhos de Vento. O investimento na estrutura do passeio externo em concreto do Parcão é de aproximadamente R$ 145 mil.

O secretário Maurício Fernandes, titular da Smams, destacou que o parque enfrenta há muitos anos problemas de captação das águas superficiais na avenida 24 de Outubro, entre a rua Florêncio Ygartua e a rua Comendador Caminha, e também no trecho da rua Mostardeiro, entre a rua Comendador Caminha e a avenida Goethe. "Com as intervenções, as áreas alagadiças serão reduzidas o que vai qualificar em muito a utilização do local”, ressaltou.