Prefeitura segue com imunização de adolescentes contra a Covid-19 em Porto Alegre

Prefeitura segue com imunização de adolescentes contra a Covid-19 em Porto Alegre

Executivo reiterou que irá seguir as orientações da Anvisa apesar da decisão do Ministério da Saúde

Correio do Povo

Atualmente, adolescentes com 15 anos ou mais estão sendo contemplados com a vacina da Pfizer

publicidade

A cidade de Porto Alegre é mais uma no Brasil a não paralisar a imunização de adolescentes contra a Covid-19, contrariando a decisão do Ministério da Saúde de suspender a aplicação das doses nesta faixa etária. Seguindo a mesma postura do governo do Rio Grande do Sul, a Capital reiterou, na noite desta sexta-feira, que irá se basear no Plano Nacional de Imunização (PNI) e nas orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para manter a vacinação na cidade. 

Atualmente, adolescentes com 15 anos ou mais estão sendo contemplados com a vacina da Pfizer, que tem a aprovação da Anvisa para ser aplicada nesta faixa etária. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município conta com 90 mil vacinas Pfizer em estoque - número considerado suficiente para atender todas idades até os 12 anos.

Ainda segundo a prefeitura, a adoção desta estratégia busca conter a disseminação da Covid-19 e contribuir para retomada das atividades econômicas de forma segura.

Capital mantém vacinação contra Covid-19 no fim de semana e no feriado

A Prefeitura de Porto Alegre preparou esquema especial de vacinação contra a Covid-19 para este final de semana e para o feriado de 20 de setembro. Na Capital, podem se vacinar todos os porto-alegrenses com 15 anos ou mais. No sábado, 18, domingo, 19, e segunda, 20, a população pode buscar os locais de vacinação para receber a primeira, segunda e terceira dose do imunizante.

Haverá vacinação no sábado em nove locais: Centro Evangelístico da Assembleia de Deus (av. Bento Gonçalves, 343 - Azenha), Shopping João Pessoa (av. João Pessoa, 1831 - Farroupilha - Loja 01) e sete unidades de saúde, das 9h às 17h. No domingo, a Unidade Móvel de Saúde leva a vacinação até a comunidade do bairro Floresta, no Centro Social Marista Irmão Bortolini (av. Voluntários da Pátria, 1940), das 9h às 13h. Já na segunda-feira, serão nove pontos de vacinação: seis unidades de saúde, além da Casa do Gaúcho e do Centro de Educação Ambiental (CEA) Bom Jesus.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na Capital. 

Segunda dose 

O intervalo de aplicação das doses da Pfizer/BioNTech é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose pessoas vacinadas até 24 de julho. A segunda dose da Pfizer será aplicada em todos os pontos. Com relação à segunda dose de Coronavac/Butantan e Oxford/AstraZeneca, será mantido o intervalo de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até 21 de agosto (Coronavac) e 10 de julho (Oxford) já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Dose de reforço

Poderão receber a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 18 de março e pessoas de todas as idades com alto grau de imunossupressão, com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias. Para receber a terceira dose, imunossuprimidos devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Segunda dose da AstraZeneca 

A aplicação da segunda dose segue disponível para quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas e para todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias. Não haverá segunda dose de Pfizer. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Onde se vacinar no sábado, 18:
- Centro Evangelístico da Assembleia de Deus - av. Bento Gonçalves, 343 - Azenha. Horário: 9h às 17h
- Shopping João Pessoa - av. João Pessoa, 1831 - Farroupilha - Loja 01. Horário: 9h às 17h

Onde se vacinar no domingo, 19:
- Unidade Móvel de Saúde instalada no Centro Social Marista Irmão Bortolini - (av. Voluntários da Pátria, 1940 - bairro Floresta). Horário: 9h às 13h.

Onde se vacinar na segunda-feira, 20:
- Casa do Gaúcho (Parque Harmonia) - R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301 (entrada pela churrascaria em frente ao TRF4). Horário: 9h às 17h
- Centro de Educação Ambiental - CEA Bom Jesus - av. Joaquim Porto Vilanova, 143 - Vila Pinto - Bom Jesus. Horário: 9h às 17h
- US Belém Novo - R. Florêncio Farias,195 - Belém Novo. Horário: 8h às 17h
- US Lomba do Pinheiro - Estr. João de Oliveira Remião, 6111 - Agronomia. Horário: 8h às 17h
- US Rubem Berta - R. Wolfram Metzler, 675 - Rubem Berta. Horário: 8h às 17h
- US Santa Tereza - R. Dona Otília, 5 - Santa Tereza. Horário: 8h às 17h
- US Tristeza - Av. Wenceslau Escobar, 2442 - Tristeza. Horário: 8h às 17h 
- US Vila Ipiranga - R. Alberto Silva, 1830 - Vila Ipiranga. Horário: 8h às 17h

Veja Também

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895