Primeiro dia de vacinação para pessoas com 25 anos tem movimento tranquilo em Porto Alegre

Primeiro dia de vacinação para pessoas com 25 anos tem movimento tranquilo em Porto Alegre

A partir desta quarta, público de 24 ou mais passará a ser imunizado contra a Covid-19

Cláudio Isaías

Movimentação para a vacinação com pessoas a partir dos 25 anos foi tranquila nas unidades de saúde de Porto Alegre nesta terça-feira

publicidade

No começo da manhã desta terça-feira, a movimentação para a vacinação de pessoas a partir dos 25 anos foi tranquila nas unidades de saúde de Porto Alegre. Não houve o registro de aglomerações para quem foi realizar a aplicação da primeira dose do imunizante.

No auditório do colégio Júlio de Castilhos (referência para o Centro de Saúde Modelo), mais de 30 pessoas estavam na fila. O técnico em contabilidade Marcelo Campos, 25 anos, disse que estava muito feliz por ter sido vacinado contra o coronavírus. "Já estou pronto para receber a segunda dose", comemorou.

A auxiliar administrativa Débora Batista, 25 anos, afirmou que estava aliviada por ter feito a vacina contra a Covid-19. "Graças a Deus estou sendo imunizada. Na minha família, faltava apenas eu para ser vacinada", ressaltou a jovem.

A vacinação foi retomada em dois drive-thrus: no estacionamento do BIG BarraShoppingSul e no drive do shopping Bourbon Wallig - onde o atendimento foi feito para quem foi de carro ou a pé.

O agendamento pelo aplicativo 156+POA segue sendo mantido para aplicação da primeira dose. Além das unidades Morro Santana, Tristeza e São Carlos, que já ofereciam o serviço no período noturno (das 18h às 21h), mais três unidades estão com agendas abertas para o período diurno: Diretor Pestana (9h às 16h), Nossa Senhora de Belém (9h às 16h) e Passo das Pedras I (7h às 17h).

A imunização da primeira dose continua para os públicos já contemplados anteriormente na campanha: profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas; cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses).

A segunda dose da vacina contra a Covid-19 segue disponível em 32 unidades de saúde e 20 farmácias parceiras para quem recebeu AstraZeneca há, pelo menos, dez semanas e em 19 unidades de saúde para todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias. Não haverá aplicação de segunda dose da Pfizer para o público em geral, pois não existem pessoas com doses com prazos determinados para o período.

Segundo determinação do Ministério da Saúde, desde o dia 14 de junho, o intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante Pfizer é de dez semanas.

Pessoas com 24 anos serão vacinadas a partir de quarta

As pessoas de 24 anos ou mais serão contempladas nesta quarta-feira com a vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre. A aplicação da primeira dose será feita das 8h às 17h nos postos de saúde da Capital. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que 16.655 pessoas devem ser imunizadas nessa faixa etária.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895