Procon de Porto Alegre orienta sobre nono dígito nas linhas de celulares

Procon de Porto Alegre orienta sobre nono dígito nas linhas de celulares

Inclusão do nove entra em vigor a partir de domingo

Correio do Povo

Procon de Porto Alegre orienta sobre nono dígito nas linhas de celulares

publicidade

*Com informações da Prefeitura de Porto Alegre

A partir deste domingo, os telefones celulares do Rio Grande do Sul terão nove dígitos com a inclusão do número 9 na frente da linha. De acordo com o Procon de Porto Alegre, todas as operadoras de telefonia disponibilizam aplicativos gratuitos para atualizar a agenda de telefones.

Dúvidas ou reclamaçõe, após a migração para o nono dígito, serão acolhidas pelo Procon da Capital e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os moradores da Capital podem registrar suas queixas pela internet, utilizando o site do órgão ou acessando gratuitamente o Procon App no aparelho celular, disponível para sistema Android e IOS. A sede do Procon Porto Alegre fica na rua dos Andradas 686, e funciona das 10h às 16h, quando são distribuídas 70 fichas de atendimento por dia.

A medida já foi adotada em outros estados, sendo o Rio Grande do Sul o último a ser contemplado com a mudança. A alteração começou por São Paulo em 2012 com o DDD 11. O objetivo principal da alteração é ofertar maior base de números aos consumidores por meio do aumento da combinação resultante da inclusão de mais um dígito.

Período de adaptação

A partir do dia 6 até o dia 16 de novembro as ligações feitas com oito dígitos ainda serão contempladas. Após este período, durante um mês, as ligações realizadas sem o nono dígito não serão completadas, mas haverá um aviso de que o nove deverá ser digitado à frente do número do celular. Depois deste período, as ligações não poderão ser realizadas som o nono número.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895