Procons municipais esperam novo nome para coordenador-geral no Rio Grande do Sul

Procons municipais esperam novo nome para coordenador-geral no Rio Grande do Sul

Cargo está vago deste a última sexta-feira após a saída de Luís Felipe Martini

Eduardo Amaral

Deputado Elton Weber realizou reunião por videoconferência com Comissão de Defesa do Consumidor

publicidade

Coordenadores dos Procons municipais estão apreensivos e esperam que um novo nome para o cargo de coordenador-geral do órgão no Rio Grande do Sul seja decidido rapidamente. O cargo está vago desde a última sexta-feira, após a saída de Luís Felipe Martini, que deixou a administração estadual para ser pré-candidato a prefeito de Canoas, na região Metropolitana.

Em reunião com a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa (AL/RS), realizada na terça-feira por videoconferência, representantes dos procons de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas e Santa Maria se mostraram preocupados por a vaga ainda ainda não ter sido ocupada.

Segundo eles, em meio a crise causada pelo coronavírus, a falta de um diretor torna mais difícil a fiscalização. Eles relataram um crescimento na demanda, com relatos de práticas de preços abusivos entre 8-% e 300% em alguns itens.

O presidente da CDC, deputado Elton Weber (PSB), se comprometeu a encaminhar um pedido ao governador Eduardo Leite para que ele nomeie o substituto de Martini.

No encontro de terça-feira, os parlamentares e membros da Comissão debateram com os representantes dos Procons formas de combater a prática de preços abusivos durante a crise causada pelo Covid-19. "A comissão de defesa do consumidor estará acompanhando para que não haja abusos e colaborando para ajudar os órgãos de defesa do consumidor", afirmou Weber ao final do encontro.

A CDC também encaminhará um ofício à Defensoria Pública, Ministério Público e Agergs para ter informações a respeito da solicitação de adiamentos ou descontos na mensalidades escolares, aluguéis e outros segmentos do gênero. Como a demanda não é atendida pelo Procon, os parlamentares decidiram acionar outros órgãos. Os Procons voltam a se reunir com a Comissão na próxima terça-feira às 10h.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895