Professora da Ufrgs recebe prêmio da Unesco por estudo com moléculas de água

Professora da Ufrgs recebe prêmio da Unesco por estudo com moléculas de água

Marcia Barbosa é diretora do Instituto de Física da universidade

Correio do Povo

publicidade

A professora Marcia Barbosa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) recebeu nesta quinta-feira um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em função de uma pesquisa sobre a água e sua influência dentro do organismo vivo, a docente conquistou o L'Oréal-Unesco para as Mulheres e a Ciência. A cerimônia ocorreu em Paris, na França.

O trabalho da pesquisadora foi reconhecido no ano passado. A Unesco a premiou “pela descoberta de uma anomalia da água que poderá levar a uma melhor compreensão das proteínas, que é essencial para o tratamento de certas doenças". "Compreender como a gente pode trabalhar essa anomalia na água nas proteínas nos ajuda a gente entender mecanismos que levam a uma doença e a partir daí procurar solucioná-la”, disse a professora em entrevista ao site do Correio do Povo.

Atualmente, a docente é diretora do Instituto de Física da Ufrgs, vice-presidente da International Union of Pure and Applied Physics e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. O prêmio L'Oréal-Unesco para as Mulheres e a Ciência, no valor de 100 mil dólares, é entregue para cinco cientistas, representantes de cada continente.  As outras quatro premiadas foram: a japonesa Reiko Kuroda, a nigeriana Nneka Okeke, a americana Deborah Jin e a britânica Pratibha Gai.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895