Projeto de equoterapia amplia confiança e independência de alunos da Apae São Marcos

Projeto de equoterapia amplia confiança e independência de alunos da Apae São Marcos

Iniciativa tem como objetivo otimizar desenvolvimento dos alunos

Celso Sgorla

Projeto de equoterapia é realizado na Apae São Marcos

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Sob o olhar atento dos instrutores do projeto de Equoterapia, 15 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Marcos participam semanalmente de aulas multidisciplinares que envolvem a montaria nos cavalos ‘Tubiano’ e ‘Estrela’, para otimizar o desenvolvimento de quem possui alguma necessidade especial.

Atualmente são atendidos pacientes com autismo, déficit de atenção, síndrome de down e paralisia cerebral, todos supervisionados pelos instrutores Gustavo Zanol, que é equitador e estudante de Psicologia; Fernanda Santini, que é fisioterapeuta, e Rodrigo Folle, que é estagiário e também acadêmico de Psicologia.

Essa iniciativa é apoiada pela Prefeitura de São Marcos, que realiza repasses mensais de cerca de R$ 5 mil para o desenvolvimento específico dessas atividades. Além disso, R$ 20 mil mensais de recursos municipais e mais cerca de R$ 18 mil oriundos de repasse federal são destinados a entidade a fim de manter a estrutura e incentivar programas, projetos, e serviços realizados e que têm como objetivo promover e articular ações de defesa de direitos voltados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.

As aulas de equoterapia são realizadas todas as terças e quartas-feiras nas dependências da APAE, ao ar livre, com duração de cerca de 30 minutos. A entidade tem planos futuros para ampliar o espaço e construir um pavilhão para essas práticas. Além disso, conforme revelou o instrutor Gustavo Zanol, para o ano que vem o objetivo é utilizar também a Cancha de Laço Ricieri Bertolazzi, dentro do Parque de Eventos Prefeito Albino A. Ruaro, para ações especiais, com variação de velocidade da marcha do cavalo e percursos maiores, ampliando assim ainda mais a parceria com o poder público.


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