Projeto proporciona natação e contemplação na Praia das Garças, em Porto Alegre

Projeto proporciona natação e contemplação na Praia das Garças, em Porto Alegre

Apaixonados por esportes aquáticos puderam nadar e navegar de caiaque e barco

Felipe Faleiro

publicidade

O Praia das Garças Náutico Clube, na praia de mesmo nome, é um reduto tranquilo na região do bairro Belém Novo, Zona Sul de Porto Alegre. O local foi escolhido para ser a largada e chegada, na manhã do último sábado, 19, de mais uma edição do Projeto Nadando pelos Cartões Postais, percurso onde apaixonados por esportes aquáticos puderam nadar, navegar de caiaque e barco.

Ao todo, foram percorridos 4,5 quilômetros em meio ao Rio Guaíba, entre a praia e a Ilha Chico Manoel, ida e volta. 

O dia estava com céu limpo, a água calma, quente e limpa, e o trecho é considerado de baixa profundidade, fatores que facilitam o trajeto para aqueles que se aventuram em fazê-lo. Foi o caso do comerciante Márcio Weber, de Canoas. Ele contou que treina diariamente há cerca de dois anos e meio para participar de desafios como este.

“O projeto é muito legal, e está pegando forma, crescendo bastante. Aqui se reúnem atletas de diversas modalidades, como nadadores, caiaqueiros, gente que pratica o stand up paddle”, afirma ele.

Em nome da segurança, a organização do evento disponibilizou botes salva-vidas, em caso de necessidade, e até um drone, que fez a filmagem do percurso. “O projeto valoriza a vida saudável da pessoa, e também o meio ambiente, dois aspectos que estão bastante interligadas”, disse Jorcelino Luiz Rodrigues dos Santos, presidente do clube náutico. Inclusive famílias estiveram presentes prestigiando.

O auxiliar administrativo Maycon Minato, 36 anos, trouxe a filha, Sarah, de apenas três meses de idade, para torcer por sua esposa e mãe da bebê, a administradora Dienifer Gonçalves da Silva, 36, todos moradores do bairro Partenon.

“Foi nosso primeiro evento trazendo a Sarah. Nós, enquanto casal, sempre pedalamos, corremos. É bom porque a Dienifer tem várias medalhas esportivas, o que é um incentivo a mais para que nossa filha seja esportista no futuro”, afirmou Maycon. O projeto Nadando pelos Cartões Postais foi criado há dois anos e meio por Francismar Siviero, que já realizou travessias semelhantes em locais como França, Itália e Portugal.

“Chegando ao Rio Grande do Sul, pensei: temos lugares lindos e que não são explorados. Por que não fazer as pessoas conhecerem? Então criamos o projeto só para divulgar as belezas do Estado”, afirmou ele à reportagem. 

As nadadas são feitas sempre em locais balneáveis, com apoio de entidades locais. Os eventos já ocorreram em locais como Teutônia e Estrela, no Vale do Taquari, além do Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula, na Serra.

Na edição do último sábado, participaram 15 pessoas, entre nadadores, além de seis caiaques e dois barcos. Troféus diferenciados foram entregues para os primeiros colocados, mas o evento não teve caráter competitivo, apenas contemplativo.

Mais informações sobre o projeto em si estão disponíveis no site FrancisSwim, ou pelo WhatsApp (51) 99141-5266.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895