Protestos simultâneos reúnem indígenas, quilombolas e catadores na Praça da Matriz

Protestos simultâneos reúnem indígenas, quilombolas e catadores na Praça da Matriz

EPTC confirmou atrasos das linhas C1 e C3 em razão de manifestações

Rádio Guaíba

Protestos simultâneos reúnem indígenas, quilombolas e catadores

publicidade

Mais de cem índios e quilombolas fazem manifestação em frente à Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira. O grupo protesta contra a Proposta de Emenda à Constituição 215, que tira da Funai e repassa para o Congresso as decisões sobre demarcações de terras em território nacional.

O grupo ainda presta contra um projeto de lei do deputado estadual Elton Weber (PSB), que proíbe demarcações de terras indígenas em propriedades de pequeno porte do Estado. Há manifestações também no interior, onde índios interrompem o tráfego em três rodovias: na BR-386, em Iraí, na BR-285, em Gentil, e na ERS 330, em Redentora.

Em razão do protesto na Capital, o trânsito da rua Duque de Caxias é desviado pela rua General Alto, conforme a Brigada Militar. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) confirmou que há atrasos nas linhas C1 e C3, da Carris, por conta da manifestação.

Em frente ao Palácio Piratini, um segundo grupo, de catadores, também protesta, o que complica ainda mais o fluxo. Os manifestantes defendem recursos de estímulo fiscal do governo, alegando que a categoria presta auxílio na limpeza, preservação ambiental e coleta seletiva. A ideia é permitir a construção de mais cooperativas e galpões de reciclagem.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895