Quatro viadutos de Porto Alegre receberão nova iluminação

Quatro viadutos de Porto Alegre receberão nova iluminação

Prazo será de 90 dias para iluminar as partes inferiores e inferiores nas avenidas Loureiro da Silva e João Pessoa

Correio do Povo

Quatro viadutos de Porto Alegre receberão nova iluminação

publicidade

Com um investimento de R$ 1 milhão, quatro viadutos de Porto Alegre terão uma nova iluminação no prazo de 90 dias. Serão colocadas 90 luminárias, 106 projetores e 76 postes na parte superior e inferior dos viadutos Açorianos, na avenida Loureiro da Silva, Imperatriz Leopoldina, na avenida João Pessoa, Dom Pedro I, na avenida José de Alencar com Borges de Medeiros e no Tiradentes, na rua Silva Só com a avenida Protásio Alves. A ordem de início das obras foi assinada nesta quinta-feira pelo prefeito José Fortunati e pelo secretário municipal de Obras e Viamão (Smov), Mauro Zacher, durante solenidade no viaduto Dom Pedro I.

Segundo Fortunati, o projeto Porto Alegre mais Iluminada, já renovou a iluminação em 139 parques e praças nos últimos meses. O custo, segundo a prefeitura, é compensado em pouco tempo pela economia em energia elétrica. O prefeito disse que com a troca da iluminação já foi percebida uma redução nos crimes à noite, em especial em locais isolados do parque Marinha do Brasil.

Segundo Zacher, as lâmpadas dos quatro viadutos serão substituídas por equipamentos de LED. “A iluminação vai privilegiar os veículos que passam na parte superior e inferior, mas privilegia também as obras de arte e os pedestres que passa por espaços que não são bem iluminados”, explica.

Além dos quatro viadutos, a Smov dará início nos próximos dias a ordem de início da troca da iluminação do Centro Histórico com a substituição de 1,5 mil luminárias e 900 postes todos em LED. Além disso, haverá a substituição da iluminação pública da avenida Erico Verissimo em razão da vegetação e o lançamento de uma licitação para substituir a iluminação nas grandes avenidas da Capital.

Já a instalação de novas câmeras em parques, devido a crise econômica, deve se limitar, neste momento aos parques da Redenção e Marinha do Brasil. Porto Alegre conta com 1.090 câmeras de monitoramento operadas pelo Centro Integrado de Comando (Ceic).

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895