Rádio Guaíba completa 62 anos com comemorações

Rádio Guaíba completa 62 anos com comemorações

Programação especial segue durante o dia, com a presença de autoridades no Estúdio Cristal

Henrique Massaro

Rádio Guaíba completou 62 anos com uma programação especial

publicidade

O lançamento do Sputnik 1, em 1957, a primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, em 1958, a chegada do homem na lua, em 1969, a instauração do Ato Institucional Número Cinco (AI-5), em 1968, e a redemocratização do país, em 1985. Além de serem momentos marcantes da história brasileira e mundial, todos esses acontecimentos têm em comum o fato de terem sido transmitidos pela Rádio Guaíba, que completa 62 anos nesta terça-feira. Eles integraram um especial montado pela emissora ao lado de outros episódios históricos ocorridos desde a sua inauguração, no palco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, em 30 de abril de 1957. O material foi ao ar durante a programação que, ao longo do dia, recebe diversos convidados que comemoraram o aniversário da Guaíba.

A programação especial começou com homenagens, agradecimentos e até bolo de aniversário, trazido pelo presidente da Sescon-RS, Celio Luiz Levandovski, que parabenizou a Rádio Guaíba pela data especial. Ele foi um dos convidados a passar pelo Direto ao Ponto, apresentado por Nando Gross e Ananda Müller. O programa começou com a presença do superintendente do Senar/Sistema Farsul, Eduardo Condorelli, que disse que a entidade é parceira da emissora desde o início. “Teremos o prazer de estar aqui por mais 62 anos cumprimentando vocês”, destacou. Da mesma forma, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cezar Miola, enalteceu que, assim como órgãos de controle, veículos de comunicação vivem da confiança do público e afirmou que se sentiu honrado em estar no ar no dia do aniversário da emissora. “Eu não perderia essa oportunidade, porque a Rádio Guaíba faz parte da minha história de vida”, comentou.

A presidente da Câmara de Vereadores e prefeita em exercício Mônica Leal disse que a emissora faz parte da vida dos gaúchos. Ela lembrou que escuta a Guaíba desde que acorda, com o programa Bom Dia, de Rogério Mendelski e Voltaire Porto. “Aquela dupla é imbatível, é um serviço de utilidade pública. O rádio é o maior e melhor veículo de comunicação porque tu podes estar te informando sem deixar de fazer as tuas tarefas”, comentou ela, que é jornalista por formação e afirmou que os comunicadores sempre mostram muita isenção. O presidente em exercício do Legislativo municipal, Reginaldo Pujol, comentou que também se considera um ‘guaibeiro’ desde cedo, ouvindo programas diariamente.

Desses 62 anos de Guaíba, 12 já são sob administração do Grupo Record, lembrou o presidente no Rio Grande do Sul Reinaldo Gilli. Ele ressaltou a importância de um trabalho iniciado no século passado ter tido continuidade, se renovando e, atualmente, fazendo com que a rádio possa ser ouvida de qualquer lugar do mundo, através de plataformas digitais. “A Guaíba faz parte da história do Rio Grande do Sul”, destacou. Ao lado de Gilli, o diretor-presidente do Correio do Povo, Sidney Costa, disse que a emissora tem uma característica interessante que é sempre manter suas origens e sua essência, respeitando os ouvintes. “Esse pluralismo, a maneira da Guaíba de se comunicar com as pessoas, se torna muito próxima. É mais do que um veículo que traz a informação, ela passa a fazer parte da família”, ressaltou.

No Esporte, o Ganhando o Jogo, apresentado por José Aldo Pinheiro, teve como convidado o vice-presidente do Internacional, João Patrício Herrmann. O dirigente agradeceu ao convite e disse que sua presença foi uma forma de dar um abraço e prestigiar a rádio, que é vista pelo clube como uma grande parceira. Ele também entregou à emissora uma camisa comemorativa do Colorado como forma de homenagem, com o número 62 e o nome Guaíba às costas. O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, não pôde participar em função de um atraso em seu voo vindo do Rio de Janeiro. Ao longo da programação de ontem, repórteres que estavam fora do estúdio cristal, aberto mais uma vez para o público que passava pelas ruas dos Andradas e Caldas Júnior, também entrevistaram autoridades que parabenizaram a Guaíba pelo aniversário.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895