Reabertura dos shoppings tem movimento tranquilo em Porto Alegre
capa

Reabertura dos shoppings tem movimento tranquilo em Porto Alegre

Estabelecimentos comerciais reabriram após 60 dias fechados em função da pandemia

Por
Claudio Isaías

Clientes eram informados pelas equipes de segurança sobre medidas de higienização

publicidade

O movimento de pessoas nos shoppings João Pessoa, Total, Rua da Praia, Iguatemi, BarraShoppingSul e Praia de Belas, depois de 60 dias fechados em função da pandemia do novo coronavírus, foi tranquilo. Na chegada, todos os clientes eram informados pelas equipes de segurança do uso obrigatório da máscara e tinham que verificar a temperatura. 

No shopping Total, a gerente de marketing, Sílvia Rachewsky, informou que o local funcionará com 50% da sua capacidade, ou seja, 4,8 mil pessoas neste primeiro momento. O atendimento dos clientes nas lojas e na praça de alimentação será das 11h30min às 20h. O horário das 11h30min às 12h, será destinado aos grupos prioritários. 

Segundo Sílvia Rachewsky, os lojistas terão até domingo para decidir pela abertura dos estabelecimentos. A técnica de enfermagem Nádia Trindade, moradora da rua Santo Antônio, elogiou a retomada das atividades no Total. "Estava com saudades de frequentar o shopping", ressaltou.

Rua da Praia Shopping e João Pessoa

Na Rua da Praia Shopping, os clientes foram informados sobre a abertura com um cartaz fixado na entrada do estabelecimento que alertava sobre todos os cuidados tomados pela administração do shopping para receber os consumidores. O local poderá receber até 3.968 pessoas no horário das 11h às 19h na praça de alimentação e nas lojas. 

O acesso ao estabelecimento é permitido com o uso de máscara e protetor facial. Além disso, o local foi demarcado a distância mínima nos pisos para proteção dos frequentadores. 

Shoppings colocaram placas com Informações. Foto: Alina Souza

O João Pessoa, o primeiro shopping da Capital, funcionará de segunda a sábado das 12h às 20h. Nos domingos e feriados, o estabelecimento estará fechado. A gerente geral Cristiane Bernardo disse que o acesso será de 1.417 pessoas na praça de alimentação e nas lojas. 

Neste primeiro momento, o acesso ao prédio é pela praça Piratini e a saída pela avenida João Pessoa. Além disso, o shopping determinou a redução de 50%do número de funcionários nas lojas para evitar aglomerações. Das 10h às 12h, ser realizado o atendimento dos grupos prioritários na agência da Caixa, na farmácia Panvel e na lotérica.      

Praia de Belas, BarraShoppingSul e Iguatemi

Os shoppings Praia de Belas, BarraShoppingSul e Iguatemi retomaram o atendimento ao público nas lojas respeitando o decreto municipal. Eles reabriram as portas com muitas informações aos clientes.

O Iguatemi limitou o número de acessos de carros na tentativa de controlar a circulação. O estabelecimento adotou o horários das 11h30min às 12h para pessoas acima de 60 anos ou com doenças crônicas. 

O BarraShoppingSul ampliou a abertura e fechamento da praça de alimentação em duas horas, com funcionamento entre 11h e 21h, inclusive aos sábados. As demais lojas podem atender como nos outros shoppings, entre 12h e 20h. 

O Praia de Belas reabriu com horário reduzido, das 12h às 20h, sendo que entre 11h30 e 12h, o horário será para o atendimento ao grupo de risco.

Entre as medidas de prevenção adotadas pelo estabelecimento estão rotinas de higienização, uso de EPIs específicos para colaboradores e clientes, aferição de temperatura de todos, redução de fluxo e vagas de estacionamento e proibição do empréstimo de carrinhos de bebês. 

Já os lojistas receberam uma cartilha com as práticas que devem ser adotadas em sua rotina, tanto no recebimento das suas mercadorias, como também orientações sobre a proibição da experimentação de roupas e cosméticos, e a preferência de pagamento por cartões.