Reforma do Mercado Público não será entregue antes do aniversário de Porto Alegre

Reforma do Mercado Público não será entregue antes do aniversário de Porto Alegre

Revitalização abrange a troca de dois elevadores, duas escadas rolantes e a reforma elétrica

Felipe Nabinger

Novas restrições entram em vigor na segunda-feira e passam a valer por 15 dia

publicidade

Prevista para ser entregue como parte do aniversário dos 250 anos de Porto Alegre, a reforma do Mercado Público não ficará pronta antes do próximo dia 26 de março. A confirmação do atraso na restauração do segundo piso da edificação foi dada pelo prefeito Sebastião Melo, durante participação no MenuPOA, realizado pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), nesta terça-feira (21). “Pretendíamos entregar em março, mas não será possível. As obras seguirão a pleno vapor neste mês, mas a gente não consegue entregar o segundo piso”, afirmou Melo.

A revitalização, que começou há uma semana, no dia 14 de fevereiro, abrange a troca de dois elevadores, duas escadas rolantes e a reforma elétrica das instalações do segundo pavimento. Os trabalhos ocorrem, em sua maioria, no turno da noite, mantendo o funcionamento do primeiro piso. O investimento nos reparos é de R$ 9,4 milhões. Os recursos para a realização da obra fazem parte de um Termo de Conversão de Área Pública (TCAP) firmado entre a prefeitura e a empresa Multiplan.

Melo revelou que nesta quarta-feira, 23, fará uma vistoria nas reformas executadas pela empresa no Mercado Público. “Vamos entregar um Mercado completamente renovado, um Mercado que é a alma da cidade”, afirmou. Dentro dos planos do município para a revitalização do Centro Histórico, está o desejo do prefeito de que bancas abram também aos domingos. Para o prefeito, isso trará maior atratividade para o local.

O Mercado Público sofreu um incêndio na noite de 6 de julho de 2013, que destruiu aproximadamente 60% do pavimento superior. Desde então, apesar de reparos na estrutura e nas telhas, não há atividade comercial no segundo piso.

Pintura da área externa

Para a tarde desta terça-feira, 22, estava previsto o início da pintura da área externa do prédio. As tintas para revitalizar a parte externa do Mercado Público foram doadas pela empresa Suvinil, por meio de chamamento público aberto pela Secretaria Municipal de Parcerias e execução dos serviços de recuperação e pintura da fachada externa foi no valor de R$ 1,02 milhão. O prazo de execução é de sete meses. 

O prefeito afirmou estar em todos os bairros, mas que o Centro merece atenção, pois pelo local passam cerca de 400 mil pessoas por dia. Melo projetou o que pretende deixar de legado para a Capital em seu aniversário. “A primeira coisa que queremos para Porto Alegre nos seus 250 anos e no resto da vida é felicidade. Uma cidade boa, urbanizada, com economia próspera e trânsito que funciona”, afirmou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895