Restauração da Estátua do Laçador deve ficar pronta no primeiro semestre de 2020

Restauração da Estátua do Laçador deve ficar pronta no primeiro semestre de 2020

Até o momento foram captados 30% dos cerca de R$ 1 milhão previstos

Eduardo Amaral

Responsável pela obra, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul tem buscado o recursos junto às empresas via Lei de Incentivo à Cultura

publicidade

Orçada em aproximadamente R$ 1 milhão, a restauração da Estátua do Laçador, em Porto Alegre, deve ser entregue no primeiro semestre de 2020. Até o momento, foram captados 30% do valor previsto. Responsável pela obra, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon/RS) tem buscado o recurso junto às empresas via Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que permite isenção fiscal aos investidores.

De acordo com o vice-presidente do Sinduscon/RS, Zalmir Chwartzmann, até o momento apenas uma empresa aportou recursos para os projetos, que contemplam a restauração e produção de um filme contando a história do Laçador. A obra envolve uma ação complexa, que prevê a retirada da estátua para que seja feita a reforma pela parte de dentro. Chwartzmann diz que o monumento precisa de várias intervenções por estar bastante deteriorado. “Ela será aberta para recuperar porque tem muitos problemas estruturais e depois será colocado de volta no lugar.”

Chwartzmann acredita que até o início do primeiro semestre de 2020 será captado todo recurso necessário, mesmo faltando ainda 70% do valor total. “Saímos atrás de captação via LIC, e agora estamos indo atrás para captar o resto.”

A projeção dele é que ainda antes da metade de 2020 seja entregue a estátua restaurada. Também será produzido um filme, dirigido pelo cineasta Jaime Lerner. Chwartzmann diz que o objetivo é fazer um material com viés educativo e não relatando a reforma.

Produzida pelo escultor pelotense Antônio Caringi, a Estátua do Laçador foi criada em 1954. Usando como modelo o folclorista Paixão Côrtes, morto em 2018 e um dos fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A estátua chegou a Porto Alegre em 1958 e instalada na avenida dos Estados. Em 2007, ela foi transferida para o Sítio do Laçador, em frente ao antigo terminal do aeroporto Salgado Filho, onde está até hoje.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895