Revisão faz casos de Covid-19 subirem para 18,7 mil em Porto Alegre

Revisão faz casos de Covid-19 subirem para 18,7 mil em Porto Alegre

Segundo Secretaria Municipal de Saúde, houve falha no sistema do Ministério da Saúde, o que deixou mais de 6,5 mil casos de fora da contagem oficial

Correio do Povo

Painel da Secretaria Municipal de Saúde trouxe novos números nesta quarta-feira

publicidade

O boletim epidemiológico divulgado diariamente pela Prefeitura de Porto Alegre trouxe na noite desta quarta-feira um acréscimo de 6.519 novos casos de contágio no município. A atualização fez o total de pacientes infectados subir para 18.704. Também foram inseridos 5.593 casos considerados já recuperados e outros 972 resultados de testes negativos. 

Pela tarde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já havia antecipado à Justiça Estadual e à Secretaria Estadual de Saúde (SES), via ofício, sobre a revisão que, segundo a pasta, ocorreu a partir da identificação da discrepância dos dados informados pelo Sistema do Ministério da Saúde (e-SUS Notifica). Segundo a secretaria, mesmo com o sistema nacional indicando sucesso no envio de dados, os mesmos permaneceram de fora do balanço. Após reanálise das bases de notificação de casos suspeitos e confirmados, uma equipe técnica verificou um número de casos significativamente superior.

“Os dados encaminhados ao Ministério da Saúde não estão sendo identificados e publicados pelo e-SUS Notifica”, explica o órgão. Até que seja apresentada solução definitiva, a SMS informou que seguirá divulgando, diariamente, o total de casos apurados no levantamento local, consolidando as três bases de dados. 

Levando-se em consideração a defasagem entre os números reportadas pela prefeitura da Capital, o total de casos no Rio Grande do Sul sobe de 103,8 mil para 111,4 mil. Também hoje o município reportou 14 novos óbitos relacionados à Covid-19, duas a mais do que no balanço da SES, divulgado no meio da tarde.

 

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895