Rio de Janeiro é eleito Patrimônio Cultural da Humanidade

Rio de Janeiro é eleito Patrimônio Cultural da Humanidade

Unesco aprovou a inscrição da cidade durante reunião do comitê na Rússia

AFP

Rio de Janeiro é eleito Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco

publicidade

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) declarou, neste domingo, o Rio de Janeiro como Patrimônio Cultural da Humanidade, durante a 36ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (36ª WHC) em São Petersburgo, na Rússia. A cidade é a primeira do mundo a receber o título na categoria Paisagem Cultural.

Os famosos símbolos do cartão postal do Rio, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, foram os argumentos defendidos pelo Brasil, segundo a apresentação do comitê técnico da candidatura, liderado pela ministra da Cultura Ana de Hollanda, acompanhada do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( Iphan), Luiz Fernando de Almeida. Ana de Hollanda discursou em português ao fazer a defesa da cidade. Por meio da assessoria de imprensa do Iphan, a ministra declarou que “o resultado é consequência de um estudo minucioso em que se avaliou a forma criativa com que o habitante se adaptou à topografia excepcionalmente bela e irregular da cidade, inventando modos inéditos de usufruir a vida”.

A candidatura do Rio foi apresentada em setembro à Unesco. A justificativa do Iphan é de que a cidade é reconhecida como uma das mais belas do mundo e encontra na relação entre homem e natureza a base para a sua candidatura. “Cidade que nasceu e cresceu entre o mar e a montanha, seus principais elementos que a tornaram excepcional e maravilhosa já são, há tempos, mundialmente conhecidos, como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e famosa Praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. As belezas cariocas incluem o Forte e o Morro do Leme, o Forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a Enseada de Botafogo”, dizia o documento de inscrição. Este é o 19º bem brasileiro a ser incluído na Lista de Patrimônio Mundial.

Com informações da Agência Brasil

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895