Rio dos Sinos atinge o menor nível em 13 anos, em Novo Hamburgo

Rio dos Sinos atinge o menor nível em 13 anos, em Novo Hamburgo

Prefeitura decretou racionamento alternado na cidade, entre às 22h e às 4h, durante a semana

Otto Herok Netto / Rádio Guaíba

publicidade

O Rio dos Sinos atingiu, na tarde desta terça-feira, a marca de 2,13 metros abaixo da margem normal, o menor índice dos 13 anos em que o Serviço de Água e Esgoto de Novo Hamburgo (Comusa) passou a realizar a medição. Conforme a Comusa, no mês de novembro, o nível do rio caiu de 5 a 6 centímetros por dia. Outro agravante foi o registro de um consumo acima da média diária nas residências: quase 70% a mais em economias que mantinham uma média mensal de mil litros por dia.

A situação levou a prefeitura a adotar uma série de medidas para racionalizar o consumo. Arrozeiros, por exemplo, estão impedidos de fazer bombeamento de água para lavouras. O Executivo municipal solicitou, ainda, que os moradores tomem banhos menos demorados, não lavem calçadas ou telhados com mangueiras e não deixem torneiras abertas. A Comusa estabeleceu que, entre às 22h e às 4h, de segunda a sexta-feira, haverá racionamento, em locais alternados da cidade.

São Leopoldo

Em São Leopoldo, o rio dos Sinos está com 90 centímetros na régua do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae). Em alguns pontos, o nível é de apenas 20 centímetros. Nesta terça-feira, foi assinado o decreto que estabelece medidas para uso racional da água no município.

Entre as ações, ficam proibidas lavagem de calçadas, jardins e troca de água de piscinas com água potável. O descumprimento levará à notificação e, em caso de reincidência, pode ser aplicada multa entre R$ 30 e R$ 75.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895