Rio Grande do Sul registra terceira morte pelo novo coronavírus
capa

Rio Grande do Sul registra terceira morte pelo novo coronavírus

Homem, de 60 anos, era natural de Ivoti, mas estava internado em Novo Hamburgo

Por
Correio do Povo

Rio Grande do Sul tem terceira morte pelo novo coronavírus


publicidade

A Secretaria Estadual de Saúde informou na manhã desta segunda-feira a terceira morte pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Trata-se de um homem, de 60 anos, natural de Ivoti, mas que estava internado em Novo Hamburgo. A vítima é o empresário Luiz Alberto Anschau, de 60 anos, um dos donos da marca de sucos Petry.

De acordo com a SES, a morte de Anschau ocorreu na noite desse domingo e o diagnóstico dele havia sido confirmado pelo Lacen/RS no sábado. O empresário tinha como doenças crônicas hipertensão e cardiopatia.

A primeira coleta tinha apresentado resultado inconclusivo. No entanto, na noite de sábado, o caso foi confirmado. O morador faz parte do grupo de oito amigos que viajou recentemente ao Oriente Médio, sendo que um casal que participou da viagem testou positivo para o vírus e está em isolamento domiciliar. "A administração municipal presta seus sentimentos à família e amigos. É uma grande perda para toda a cidade. Nesse momento está se tornando difícil mas é preciso ser forte. Com certeza vamos sair desta situação ainda mais fortalecidos, com mais empatia e amor ao próximo", declarou nesta segunda-feira o prefeito Martin Cesar Kalkmann.

 

As outras duas mortes do Estado ocorreram em Porto Alegre. A primeira delas envolveu uma idosa de 91 anos, que na ocasião estava na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Moinhos de Vento. O segundo falecimento foi de um idoso de 88 anos, também internado na UTI. 

 

O número de casos em Porto Alegre aumentou para 144, segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde. Enquanto isso, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, usou as redes sociais para enfatizar a importância da quarentena. "O mês de abril será de isolamento. É isso que todas as informações nos levam a encaminhar. Recomento que assistam a esse vídeo didático e tecnicamente muito bom. MUITO IMPORTANTE para todos entenderem os riscos que corremos", escreveu pelo Twitter. 

Em âmbito nacional, o número de mortes é de pelo menos 136. O Brasil já últrapassou a barreira dos 4,2 mil casos de pessoas infectadas. 

 

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.


• não compartilhar objetos pessoais.