Rio Grande do Sul vacina primeiras cinco pessoas contra a Covid-19

Rio Grande do Sul vacina primeiras cinco pessoas contra a Covid-19

Governador celebrou esperança para controlar a pandemia e enfatizou cuidados para evitar contágio

Correio do Povo

Vacinação começou na noite desta segunda-feira

publicidade

O Rio Grande do Sul viveu uma noite histórica nesta segunda-feira, 18 de janeiro. Após o início da vacinação em São Paulo neste domingo, foi a vez do Estado ter a primeira pessoa imunizada contra a Covid-19 no Estado. A cerimônia ocorreu no Hospital de Clínicas e foi transmitida online pelo governo do Estado. 

O evento começou com horas de atraso. Inicialmente marcado para as 17h, foi adiado por mais de uma oportunidade ao longo da tarde, por conta do atraso no voo vindo de São Paulo, com as doses da Coronavac. 

Nesta primeira leva, 341 mil doses foram encaminhadas ao Estado pelos órgãos de saúde responsáveis. A vacinação no Rio Grande do Sul ocorre com o imunizante do instituto chinês Sinovac, produzido no Brasil pelo Instituto Butantã.

Os cinco representantes dos grupos prioritários foram imunizados simultaneamente contra a Covid-19. Eloína Gonçalves Borne, de 99 anos, moradora de um residencial geriátrico, foi a representante das instituições de longa permanência.

Além dela, outras quatro pessoas foram vacinadas. Representando a população indígena, Carla Ribeiro, de 30 anos. A profissional do Grupo Hospitalar Conceição, representante do setor de limpeza, Joelma Kazemirski, de 48 anos; a Técnica de enfermagem do Clínicas, Aline Marques da Silva, de 40 anos, e Jorge Hamilton Boeher, da Santa Casa de Porto Alegre.

As primeiras 341 mil doses serão destinadas aos profissionais de saúde, idosos, indígenas, e moradores de lares de longa permanência para idosos. 

O governador Eduardo Leite citou as dificuldades durante o combate à pandemia e as dificuldades de estabelecer as medidas de distanciamento social, mas comemorou o início da vacinação. "Agradeço aos profissionais da linha de frente que trabalharam e trabalham para garantir o atendimento ao povo gaúcho", destacou.

O evento também contou com a presença da secretária da saúde, Arita Bergman. Emocionada, destacou o momento importante para o Rio Grande do Sul, e comemorou a chegada do dia do início da imunização. "Temos certeza que a partir de hoje vamos vencer. É um dia de esperança e muita emoção", frisou. 

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895