Rosas de crochê enfeitam Hospital Fêmina em campanha ao Outubro Rosa

Rosas de crochê enfeitam Hospital Fêmina em campanha ao Outubro Rosa

Mais de 16,5 mil flores de lã foram confeccionadas por funcionários, voluntárias e pacientes

Correio do Povo

Hospital Fêmina pretende promover palestras sobre o câncer de mama, ressaltando o autoexame na prevenção na doença

publicidade

Milhares de rosas de crochê enfeitam a fachada e área externa do Hospital Fêmina, na avenida Independência, em Porto Alegre. As flores de lã marcam o início do Outubro Rosa, voltado à prevenção do câncer de mama, na instituição que integra o Grupo Hospitalar Conceição. A colocação delas ocorreu no final de semana. O projeto das rosas de lã foi idealizada pela médica neonatologista Suzete Saraiva. “A ideia é de que seriam 5.110, que é o número de casos previstos para 2018 no Rio Grande do Sul”, destacou.

No entanto, a iniciativa resultou na confecção de mais de 16,5 mil flores de lã feitas por funcionários, voluntárias e pacientes, inclusive de outros estados. Suzete contou que a ideia foi inspirada na intervenção urbana de crochê conhecida como Yarn Bombing que conheceu na Europa. “É a técnica de grafitar a rua com fios, deixando a rua mais bonita ou chamando por uma boa causa”, resumiu.


 

Além da exposição das rosas de crochê no local, o Hospital Fêmina pretende promover palestras sobre o câncer de mama, ressaltando por exemplo o autoexame na prevenção na doença. Segundo a médica neonatologista Suzete Saraiva, o diagnóstico precoce é importante pois “quanto mais cedo se fizer autoexame, mamografia e ecografia, menos riscos se têm depois no tratamento e melhor é a sobrevida e vida do paciente”. Para ela, as mulheres precisam perder o medo de descobrir a doença.

Devido à previsão de chuva nesta terça-feira, a 10ª Caminhada do Grupo Hospital Conceição pelo Acesso Universal à Saúde da Mama-Outubro Rosa, promovida pelo serviços de Onco-Hematologia e de Mastologia do Hospital Conceição e Grupo da Mama Conceição, foi cancelada. Uma nova data deve ser marcada para a realização do evento que vai reunir funcionários, usuários, voluntários e comunidade em geral em prol da saúde mamária, alertando para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e, em especial nesta edição, para a importância do acesso universal.

Os participantes devem usar, se possível, camisetas branca ou rosa, além de levarem sombrinhas e adereços na cor rosa. O Hospital Conceição é considerado uma referência em saúde mamária, oferecendo 100% pelo SUS todo o atendimento necessário, desde a prevenção do câncer de mama até a reconstrução mamária.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895