RS: 83% dos municípios vacinaram a população adulta com a primeira dose

RS: 83% dos municípios vacinaram a população adulta com a primeira dose

Governador Eduardo Leite afirmou que 86,3% da população de 18 anos ou mais já recebeu imunizante contra a Covid-19 no Estado

Arthur Ruschel

publicidade

Em live realizada na manhã desta quinta-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) atualizou os dados sobre a vacinação no Estado. Conforme o chefe do Executivo, 412 dos 497 municípios já atingiram a população com 18 pelo menos com a primeira dose – totalizando 83%. "É um dado expressivo. Chegamos muito próxima da nossa meta estipulada para o dia 25. Porém, por um lado, precisamos seguir com conscientização da população para que acompanhem as datas, principalmente para a segunda dose", destacou Leite. 

 A meta do governo era vacinar, até ontem, 100% da população maior de idade. “A boa notícia é que ficamos muito próximos da meta em todo o Estado: 86,3% da população de 18 anos ou mais já recebeu ao menos a primeira dose. É um percentual expressivo e se aproxima das melhores prescrições para imunização da população”, afirmou o governador.

Um dos destaques no Estado ficou com o município de Alecrim, que atingiu 100% de cobertura vacinal nessa faixa etária. Segundo dados do governo, Porto Alegre vacinou um pouco mais da metade da população com 18 anos: 53%.

Apesar dos números, Leite afirmou que a velocidade da quantidade de remessas caiu desde o início da campanha até 20 de julho, quando o Estado recebeu o 31° carregamento. Antes, disse o governador, eram destinados para o Rio Grande do Sul, 6% do total geral de vacinas no país. A partir da 32ª remessa, o percentual ficou em 4%, permanecendo assim nas 10 remessas seguintes. "Entre o que nós esperávamos e a realidade de doses destinadas para o Rio Grande do Sul, recebemos cerca de 500 mil doses a menos", completou.

Além dos 412 municípios que atingiram a população com 18 anos, 30 cidades seguem vacinando pessoas com 19 anos, 33 com 20 anos; 11 com 21; e nove cidades estão na faixa dos 22 anos.

Presente também na live, a secretária-adjunta da Saúde, Ana Costa, assegurou que as prefeituras que não atingiram a meta estipulada pelo Piratini seguirão recebendo doses de vacina. “Os municípios que não chegaram à meta seguirão recebendo doses. Todos terão oportunidade de prosseguir e alcançar a meta, que não é só iniciar os 18 anos, mas completar as metas populacionais de cada faixa etária. Então, temos de chegar aos 18 anos, fazer busca ativa de quem não recebeu a segunda dose, e fazer busca ativa de quem, por alguma resistência ou situação momentânea, não tenha recebido a primeira dose”, detalhou Ana Costa.

Nessa quarta-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 a partir do dia 15 de setembro em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos.

Sobre o assunto, Leite foi enfático: "A prioridade é a aplicação da segunda dose", que completou afirmando que o Estado aguarda a orientação oficial do Ministério Saúde para que haja condições de organização.

Costa explicou que, em cada remessa recebida pelo Estado, existe uma orientação para qual tipo de imunização ela deve ser seguida. Portanto, não existe o risco de mistura entre a 1°, 2° ou 3° dose. 

Ouça:

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895