RS dispõe de mais de 6 mil vagas de emprego, 1,5 mil somente em Porto Alegre

RS dispõe de mais de 6 mil vagas de emprego, 1,5 mil somente em Porto Alegre

Desse total, 71,2% não exigem experiência e 24,8% também não exigem escolaridade

Correio do Povo

Pandemia de Covid-19 reforçou a histórica desigualdade no mercado de trabalho

publicidade

Ainda que as vagas de empregos não tenham aparecido em patamares pré-pandêmicos, milhares de ofertas são disponibilizados aos gaúchos. As Agências Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS)/Sine têm 6.314 vagas abertas no RS nesta semana. Desse total, 71,2% não exigem experiência e 24,8% também não exigem escolaridade. Somente em Porto Alegre, o Sine Municipal tem 1.508 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego.

Os trabalhadores podem se candidatar às oportunidades, presencialmente, na Agência FGTAS/Sine mais próxima, ou através do aplicativo Sine Fácil. A relação de endereços e telefones das unidades está disponível no site. As ocupações com as maiores quantidades de vagas abertas são alimentador de linha de produção (781), operador de telemarketing receptivo (223), vendedor de comércio varejista (213), eletricista de manutenção eletroeletrônica (146), operador de caixa (129) e auxiliar nos serviços de alimentação (126).

No setor econômico, 34,7% das oportunidades pertencem ao setor de serviços; 32,2%, à indústria; 22,8%, ao comércio; 7%, à construção e 3,1%, à agropecuária. Já com relação à escolaridade, 24,6% das vagas exigem Ensino Médio completo e 21,5%, Fundamental completo.

A remuneração de 47,2% das oportunidades varia de 1,5 a 2 salários-mínimos e 22,3%, de 2 a 3 salários-mínimos. As Agências FGTAS/Sine com os maiores números de vagas abertas são: Nova Santa Rita (461), Erechim (431), Caxias do Sul (371), Farroupilha (353) e Porto Alegre Centro (348).

Porto Alegre

Em Porto Alegre, o maior número de vagas é destinado ao setor de construção civil, como 144 oportunidades para eletricistas, 103 para montador de estruturas metálicas, 100 para auxiliar de encanador e 57 para pedreiro. No setor de serviços, são 250 vagas para telemarketing receptivo. Além dessas, há ainda 200 vagas exclusivas para pessoas com deficiência. O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para evitar filas.

O interessado pode também retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play. A retirada das cartas deve ser feita de forma responsável, com o comparecimento à entrevista de emprego, para não haver prejuízo aos demais interessados. Informações podem ser obtidas também por e-mail: duvidasSINE@portoalegre.rs.gov.br/.

A unidade da Capital fará, ainda, na quinta-feira, dia 19, o Dia D, ação especial com ofertas de vagas específicas para pessoas com deficiência. A ação, das 9h às 13h, é uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

Capacitações e concurso

As indústrias gaúchas poderão contar com novos profissionais qualificados por meio de uma iniciativa de capacitação técnica e gratuita de pessoas desempregadas. O programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS) foi lançado em parceria com os sindicatos industriais filiados à entidade. “O programa objetiva auxiliar diretamente a falta de recursos humanos capacitados para o setor”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Porcello Petry.

De acordo com o presidente, a proposta é “apoiar os sindicatos na busca de um ambiente cada vez mais favorável aos negócios de seus associados, buscando elevar a competitividade das indústrias estabelecidas no Estado”. Segundo o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, são mais de 1,5 mil vagas em cursos de qualificação no Estado. As indústrias podem encaminhar aos sindicatos as áreas com mais necessidade de profissionais. Para participar do programa, o candidato deve ser indicado por um sindicato da indústria, ter acima de 18 anos, estar desempregado e apresentar a autodeclaração de baixa renda (exigência regimental).

O edital com a relação completa de oportunidades, os critérios para participação e o endereço das unidades estão disponíveis para consulta neste link

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) abriu inscrições para contratação temporária de fresador, operador de máquinas especiais, soldador industrial, montador eletromecânico e técnico industrial. O processo simplificado terá validade de 180 dias a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. Informações sobre as atribuições, carga horária, remunerações e outras podem ser acessadas no edital, publicado nas páginas 31 a 40 do Dopa e no site. O período de inscrições começa nesta terça-feira, 10, e vai até as 18h desta quinta-feira, dia 19. Mais informações podem ser obtidas no Dmae pelo e-mail csi-emergencial@dmae.prefpoa.com.br e pelo fone 3289-9753.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895