RS garante segunda dose a adolescentes que já se vacinaram contra Covid-19

RS garante segunda dose a adolescentes que já se vacinaram contra Covid-19

Porto Alegre confirma que irá manter imunização do grupo, respaldado por posições de Anvisa e OMS

Correio do Povo

Porto Alegre irá manter vacinação em adolescentes

publicidade

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) ressaltou que os adolescentes que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 têm direito a receber a segunda aplicação. A manifestação da pasta ocorreu após a entrevista coletiva do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que procurou esclarecer os motivos da nota técnica que levou a pasta a suspender a recomendação de vacinação em adolescentes sem comorbidades. 

Mais cedo, a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre informou que irá manter a vacinação em adolescentes sem comorbidades. A partir desta quinta, a Capital imuniza o público a partir de 15 anos. O diretor da Vigilância em Saúde da Capital, Fernando Ritter, justificou a decisão lembrando que a vacinação é autorizada pela Anvisa e também é recomendada pela Organização Mundial da Saúde. 

Ritter também criticou o Ministério da Saúde: “A nota informativa n° 1 do MS de 15/09 é confusa, não tem evidência clara e cita que a OMS não recomenda a imunização de adolescentes com ou sem comorbidades, o que não é verdade”.

Veja Também

Em coletiva na tarde desta quinta, Queiroga reclamou que 3,5 milhões de adolescentes no país já haviam sido vacinados, quando essa etapa deveria ter começado apenas  ontem. O ministro criticou os estados que iniciaram as aplicações antes da data prevista na nota técnica anterior. 

De acordo com o ministro, 1,5 mil apresentaram efeitos adversos. Uma morte de adolescente é investigada, mas segundo o próprio Queiroga, “não está estabelecido um nexo de causalidade” entre a imunização e o óbito. 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895