RS terá ar polar e forte vento com ciclone

RS terá ar polar e forte vento com ciclone

Fenômeno deixará o mar muito agitado na costa gaúcha

Metsul

Mar deve ficar muito agitado na costa gaúcha

publicidade

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul neste domingo, mas com nuvens, sobretudo no Sul e no Leste do Estado. A nebulosidade é trazida pela circulação de um ciclone extratropical que traz chance de instabilidade muito isolada no Sul e no Leste gaúcho.

No Extremo Sul, a chance de chuva se alternar com sol é maior pela atuação do vórtice do ciclone. O vento deve ser forte a intenso com rajadas no Sul e no Leste do Estado pelo ciclone, o que trará muito baixa sensação térmica. Ar polar ingressa e o dia será bastante frio. Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 7ºC e 13ºC.

Chegada do ciclone

Segundo a MetSul, o sistema de baixa pressão será responsável ainda por provocar sensação térmica muito baixa e forte agitação marítima na costa do Sul do Brasil. O ciclone avançará do litoral da província de Buenos Aires para foz do Rio da Prata, devendo na sequência mover-se para Leste e Nordeste, posicionando-se a Sudeste do Chuí. Por isso, o vento deve ser forte a intenso.

O vento no Rio Grande do Sul se intensifica entre a noite de sábado e o início do domingo. Como é comum em ciclone, as rajadas mais intensas devem se dar no Sul e no Leste do Estado ao longo do domingo.

As rajadas mais fortes, em média, devem ficar entre 70 km/h e 90 km/h no Sul e no Leste gaúcho, mas o Litoral Sul pode ter vento perto ou pouco acima de 100 km/h em alguns pontos.

Porto Alegre deve ter 70 km/h a 80 km/h com rajadas superiores isoladas pela topografia. Há risco de queda de árvores e cortes de energia no Sul e no Leste do Estado. O vento soprará muito forte ainda no Sul de Santa Catarina com rajadas fortes no Planalto Sul e no Leste catarinense.

O ciclone deixará o mar muito agitado na costa gaúcha com ressaca. O Porto de Rio Grande deve ser forçado a interromper operações. De domingo até quarta, as madrugadas serão frias no Estado, com geada ampla e forte em muitas áreas.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895