Rua da Cidade Baixa recebe revitalização com instalação de bancos, lounges e floreiras
capa

Rua da Cidade Baixa recebe revitalização com instalação de bancos, lounges e floreiras

A proposta da Prefeitura de Porto Alegre é qualificar o espaço para o uso diurno da rua João Alfredo

Por
Cláudio Isaías

Projeto Ruas Completas resultou na revitalização da João Alfredo com a República

publicidade

A vistoria da rua João Alfredo, no bairro Cidade Baixa, que recebeu as novas instalações que fazem parte do projeto Ruas Completas, foi realizada no sábado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior que estava acompanhado de secretários. O local, no cruzamento da João Alfredo com a rua da República, recebeu a colocação de bancos, lounges e floreiras.

O prefeito disse que as medidas tem o objetivo de promover a segurança viária e o convívio mais harmônico entre moradores, comerciantes e frequentadores. Além dos nove bancos instalados na rua João Alfredo, a via que é uma das mais utilizadas pelos jovens que buscam diversão na Cidade Baixa, recebeu 16 floreiras, três lounges de madeira, folhagens e arte nas rótulas.

Segundo Nelson Marchezan Júnior, com as novas áreas, a proposta é qualificar especialmente o uso diurno da rua João Alfredo e ajudar a população assimilar a proposta da reforma prevista para a região.  "Existe todo um conceito de paisagismo, envolvendo o plantio de árvores e uma nova iluminação, que será aplicada ao longo da rua João Alfredo. Esse ambiente atrativo para pedestres, na expectativa da prefeitura, fará com que o comércio se diversifique em uma das ruas mais tradicionais da Cidade Baixa", acrescentou o prefeito.

Nos últimos dois meses, com o redesenho do trânsito na via, o espaço para veículos foi bastante reduzido na região e os acidentes apresentaram uma queda de 36% em comparação ao mesmo período de 2018.

O local conta com três lounges confeccionados por alunos de marcenaria da Fundação O Pão dos Pobres - com pallets doados pela empresa Gerdau e nove bancos doados pela empresa LifePoa. As floreiras foram doadas por Artefatos de Concreto Confiança e as plantas doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). A pintura na via, em duas rotatórias, foi feita pelo artista plástico Deivid Bizer, com a participação de crianças.

As Ruas Completas é um conceito mundial que tem como objetivo remodelar o espaço público, com desenho urbano diferenciado, incentivo à mobilidade ativa (meios de transporte não motorizados) e atividades no período diurno. A qualificação tem a proposta de beneficiar a população que transita pelo local, com mais segurança para moradores, comerciantes e visitantes. Essa etapa já concluída, com a apresentação do conceito para população (com consulta e sugestões da comunidade local), implantação de sinalização viária e mobiliário, é chamada de temporária.

Após as modificações, é realizada uma ampla análise do que foi implantado, o impacto na população, segurança viária e mobilidade urbana. Com base na conclusão, é feito um novo projeto, que prevê alargamento de calçadas, iluminação e arborização, com possíveis adequações conforme necessidade.