Sábado tem movimento intenso na procura por vacina contra Covid-19 em Porto Alegre

Sábado tem movimento intenso na procura por vacina contra Covid-19 em Porto Alegre

Filas foram registradas no drive-thru do Shopping Bourbon Wallig e no auditório da Escola Estadual Júlio de Castilhos

Christian Bueller

Capital amplia a faixa etária para mulheres de 36 anos nesta segunda-feira

publicidade

As primeiras horas da manhã foram de movimento intenso no pontos de vacinação contra a Covid-19 neste sábado em Porto Alegre. O tempo bom com a presença do sol dos últimos dias potencializou a ida da população em busca da imunização. Houve esquema especial em dois locais para porto-alegrenses com 37 anos ou mais.

No drive-thru do Shopping Bourbon Wallig, no bairro Cristo Redentor, o atendimento foi híbrido, para pedestres e veículos. A alta procura provocou fila de automóveis saindo avenida Grécia chegando até a rua Antônio Joaquim Mesquita. “Não importa a demora. Chegou o meu dia e estou muito feliz”, contou a publicitária Jaqueline Cardoso, 37 anos, enquanto esperava, ao volante de um Palio, a sua dose.

Outro ponto de imunização no sábado foi no auditório da Escola Estadual Júlio de Castilhos, bairro Santana, com bastante movimento. No início do dia, a fila chegou a 200 pessoas. Por volta das 10h, eram cerca de cem pessoas aguardando atendimento. O tempo médio de espera foi de 50 minutos. “Até o sol veio para me ver sendo vacinada”, brincou Bianca Santos, 37 anos, que garantiu não se impacientar com a demora. “Trouxe até fones de ouvido, está tranquilo”, reiterou.

Segue disponível a segunda dose para todos que estão com o esquema vacinal em atraso da Coronavac e quem recebeu AstraZeneca há pelo menos 12 semanas. Não há aplicação de segunda dose Pfizer, pois não existem pessoas com doses com prazos determinados para o período. Segundo determinação do Ministério da Saúde, desde 14 de junho, o intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante Pfizer é de 12 semanas.

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou que irá ampliar a faixa etária para mulheres de 36 anos ou mais na próxima segunda-feira. Na terça, a faixa etária será mantida, mas abrindo para homens com 36 anos ou mais. A SMS dividiu esta idade em dois dias para evitar aglomerações, porque é esperado um público de 16,5 mil pessoas.

Nesta semana, também começa a vacinação dos bancários e industriários, incluídos recentemente no grupo prioritário de vacinação pelo Ministério da Saúde. Para 35 anos, o público estimado é de 18,5 mil pessoas. A SMS informa que, se o Ministério da Saúde enviar nova remessa de doses, a vacinação pode ser ampliada para mais faixas etárias de imediato.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895