São Leopoldo criará espaços para a convivência de animais

São Leopoldo criará espaços para a convivência de animais

Projeto, que aguarda sanção do prefeito, prevê espaços em áreas públicas para cães e gatos

Stephany Sander

Professora Lourdes, que mora em apartamento, aprovou a iniciativa para os seus mascotes

publicidade

A partir do exemplo de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, São Leopoldo está prestes a implementar a criação de espaços para a convivência animal em áreas públicas. A ação ocorrerá a partir de projeto de lei de autoria do vereador e veterinário Claudio Giacomini, já aprovada pela Câmara de Vereadores. O texto aguarda sanção do prefeito Aníbal Moacir, o que deve ocorrer nos próximos 20 dias.

Segundo Giacomini, o ParCão — Recanto de Convivência Animal, será cercado para que as pessoas levem seus animais para brincar e interagir com outros cães e gatos. O local terá bancos, lixeiras e bebedouros e ficará sob responsabilidade da prefeitura. “A proposta surgiu ano passado, durante a primeira reunião da Comissão Permanente de Proteção Animal do Legislativo, através de sugestão de uma moradora que cuida de vários animais em sua própria casa”.

Giacomini salienta que o primeiro local apontado para receber a iniciativa foi o Parque Imperatriz, mas, após debates com a população, a intenção do vereador é encontrar uma área mais central. O espaço sob a elevada do trem, na avenida Mauá, também foi apontado para a implantação do ParCão, mas a definição deve ocorrer após a aprovação do projeto e estudos feitos pela prefeitura.

O custo para a implantação do projeto também não está definido. Moradora do Centro, a professora Lourdes Winter gostou da novidade. “Moro em apartamento e não tenho espaço para brincar com meus três cães. Um espaço para eles ao ar livre seria perfeito.”

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895