Saúde distribuirá 785 mil doses de vacina para reforço de idosos com mais de 60 anos

Saúde distribuirá 785 mil doses de vacina para reforço de idosos com mais de 60 anos

Envio de imunizantes contra a Covid-19 ocorrerá nos próximos dias

Correio do Povo

publicidade

Um novo informa técnico do Ministério da Saúde, divulgado nessa quarta-feira, relata que o envio das doses de reforço para a vacinação contra a Covid-19 de pessoas com mais de 60 anos será feito nos próximos dias. Somente para este grupo serão destinados 785 mil imunizantes. 

De acordo com a pasta, outras 3,1 milhões doses serão enviadas para o reforço da vacinação dos profissionais da saúde que trabalham na linha de frente do combate à pandemia. O Ministério da Saúde ainda vai distribuir 2,4 milhões de doses da Astrazeneca para a segunda dose de população, por faixa etária.

Ao todo, nesta distribuição, o Ministério enviará 6,4 milhões vacinas para todos os estados e Distrito Federal. Nessa pauta, são distribuídas 2,4 milhões de Astrazeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e 3,9 milhões de Pfizer/ Biontech.

A aplicação da dose de reforço para pessoas acima de 60 anos foi anunciada pelo Ministério da Saúde nessa terça. A medida se justificativa por conta do elevado risco de complicações e óbitos causados pela Covid-19. A decisão foi discutida por especialistas na Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CTAI) e considerou o aumento da resposta imune do organismo depois da aplicação de uma nova dose, principalmente na população mais vulnerável aos sintomas mais graves da doença.

A aplicação da dose de reforço deverá ser administrada seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado. Também foi recomendado uma dose adicional aos indivíduos com alto grau de imunossupressão. As vacinas a serem utilizadas para a dose de reforço e para a dose adicional deverão ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou Astrazeneca).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895