Secretário da Saúde reconhece que casos de Covid-19 devem aumentar em Porto Alegre

Secretário da Saúde reconhece que casos de Covid-19 devem aumentar em Porto Alegre

Novo decreto da prefeitura permite retomada de atividades nesta terça-feira


Rádio Guaíba

Segundo o secretário, a estimativa é que cerca de 150 mil pessoas voltem a circular pela cidade a partir de amanhã

publicidade

O secretário da Saúde de Porto Alegre, Pablo Stürmer, disse, em entrevista à Rádio Guaíba, na manhã desta segunda-feira, que o número de casos de Covid-19 na cidade deverá aumentar com a retomada de algumas atividades e consequente circulação de pessoas. Nesta terça-feira entra em vigor o novo decreto da prefeitura da Capital que permite a retomada de diversos segmentos. Segundo o secretário, a estimativa é que cerca de 150 mil pessoas voltem a circular pela cidade a partir desta terça-feira.

“Nós estimamos que cerca de 150 mil pessoas voltem as suas atividades a partir de amanhã. Então, estimamos que vá ter um aumento de circulação e isso certamente vai impactar no aumento de casos. Nós temos o monitoramento das pessoas que consultam nas tendas, postos de saúde e hospitais. Nós analisamos a tendência de evolução dos leitos de UTI dos hospitais e no momento que essa tendência apontar para um crescimento a gente começa a reverter se for necessário”, afirma.

Stürmer ressalta que o monitoramento dos leitos e o número de casos será constante e, caso seja necessário rever algumas das medidas adotadas, isso será feito pela prefeitura. Atualmente, Porto Alegre conta com 660 leitos de forma regular.

Novo decreto

A partir desta terça-feira, autônomos, microempreendedores e microempresas estarão autorizados a retornarem a suas atividades. A nova normativa mantém vedado o funcionamento do comércio de rua que não se enquadre nessas categorias e dos estabelecimentos não essenciais em shoppings como forma de combate à pandemia do coronavírus. As microempresas poderão funcionar a partir das 9h.

A fiscalização deverá ser realizada para averiguar a higienização e o distanciamento dos estabelecimentos. Serão retomadas as atividades físicas em academias, independentemente do tamanho do local, desde que seja atendido um aluno por vez.

Os serviços de advocacia, consultoria e contabilidade, conselhos de fiscalização profissional também ficam permitidos. Além de marinas para a guarda e manutenção de embarcações de lazer e esporte náutico, exclusivamente para os serviços de estacionamento, colocação, retirada de barcos e a manutenção dos mesmos.

Atividades de clubes profissionais, como Grêmio e Inter, também retornam nesta terça-feira. Ficam autorizados trabalhos físicos, sem contato entre os atletas.

Fica obrigatório o distanciamento de dois metros para trabalhadores e clientes dos estabelecimentos que se enquadram nas regras, higienização do ambiente e disponibilização de álcool gel, além de fornecimento de máscaras aos trabalhadores para uso no transporte coletivo. Continuam proibidos de abrir os shopping centers e centros comerciais, Mercado Público, casas noturnas, pubs, teatros, museus, centros culturais, bibliotecas, atividades presenciais de ensino, incluindo cursos de idiomas, esportes, culinária e similares. É permitido o ensino individual de música, dança e artes.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895