Secretaria da Saúde faz testes para Covid-19 em lar de idosos em Porto Alegre

Secretaria da Saúde faz testes para Covid-19 em lar de idosos em Porto Alegre

Funcionária que trabalhava no local também atuava em outro estabelecimento que teve surto da doença

Gabriel Guedes

Secretaria Municipal de Saúde aguarda os resultados dos exames, que devem sair nesta quarta

publicidade

Em um outro lar de idosos pode surgir um segundo surto de Covid-19 em Porto Alegre. No primeiro, revelado na última sexta-feira, 12 moradores e quatro funcionários testaram positivo para a doença. 

Uma funcionária que trabalha neste estabelecimento, também prestava seus serviços em outro, na zona Norte, onde já foram testados 24 idosos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital aguarda os resultados dos exames, que devem sair nesta quarta-feira.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o local do possível segundo surto não possui alvará de funcionamento. O nome e o endereço não foram divulgados para preservação da identidade dos profissionais que atuam no local. 

Em nota, o órgão informou que “monitora todas as instituições de longa permanência da Capital. Por este motivo, o surto foi identificado. Graças ao acompanhamento constante, foi possível agir. O monitoramento inclui contato e orientação de todas estas estruturas”.

Desde o início de abril, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILP), residenciais terapêuticos e comunidades terapêuticas de Porto Alegre foram notificadas pela SMS sobre medidas a serem adotadas para prevenir e controlar a disseminação do novo coronavírus nos ambientes e entre os residentes e funcionários.

Monitoramento

As normas incluem procedimentos a serem adotados para monitoramento da saúde dos residentes, além de manutenção e limpeza dos ambientes, utensílios e superfícies. Também são orientados o uso de equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde e colaboradores dos estabelecimentos, além de prestar orientações e cuidados para a destinação dos resíduos, em especial diante de suspeita de infecção pelo novo coronavírus ou confirmação de Covid-19.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895