Secretaria Municipal da Saúde alerta para os riscos do escorpião-amarelo

Secretaria Municipal da Saúde alerta para os riscos do escorpião-amarelo

Semana passada foi encontrado um espécime no Centro de Porto Alegre

Cláudio Isaías

Biólogo Carlos Peçanha disse que o escorpião amarelo pode atingir de 7cm a 8cm e a fêmea se reproduz sozinha

publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta a população para evitar o contato caso seja encontrado um escorpião amarelo (Tityus serrulatus), Além disso, é importante informar imediatamente a localização através do telefone 156, da Prefeitura de Porto Alegre. Em caso de picada, a pessoa deve ser levada o mais rápido possível para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde os profissionais são capacitados para o atendimento e há soroantiescorpiônico disponível. O alerta faz parte da material informativo distribuído pela secretaria.

Na semana passada, foi encontrado um escorpião amarelo na rua Senhor dos Passos, no Centro de Porto Alegre, durante o dia. Na segunda-feira, a bióloga Fabiana Ninov, da SMS, conversou com moradores e comerciantes da área central.

A bióloga explicou os hábitos do animal e os cuidados que devem ser adotados tanto ao avistar o escorpião quanto em caso de picadas. “O fato do aracnídeo ser visto durante o dia pode indicar nível maior de infestação subterrânea. Há nove anos foi identificado o primeiro escorpião amarelo naquela área da cidade”, destacou. Fabiana Ninov disse que o escorpião amarelo é uma espécie que se reproduz por partenogênese. Só existem fêmeas, e todo indivíduo adulto pode se reproduzir sem a necessidade de acasalamento. O fenômeno facilita sua dispersão. Por causa da adaptação a qualquer ambiente, uma vez transportado de um local a outro, o animal instala-se e prolifera com muita rapidez.

Cada fêmea pode ter 160 filhotes ao longo da vida, com, em média, dois nascimentos por ano, cada um com aproximadamente 20 filhotes. “Desta forma, pode-se afirmar que o escorpião amarelo já está adaptado ao Centro de Porto Alegre”, explicou. O escorpião amarelo costuma se movimentar mais à noite, atrás de alimentos. Sua principal alimentação são as baratas. Não é indicado capturar o animal nem utilizar inseticidas - eles não matam o escorpião e podem torná-lo mais perigoso. Os predadores do escorpião são pássaros, lagartos e sapos.

O biólogo Carlos Peçanha disse que o escorpião amarelo pode atingir de 7cm a 8cm e a fêmea se reproduz sozinha até quatro vezes ao ano. Conforme Peçanha, quando da picada o escorpião amarelo não gasta todo o veneno. 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895